Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11466
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Discursos e práticas: a institucionalização dos coletivos de artistas |
Otros títulos: | Discourses and practices: the institutionalization of the collective of artists |
Autor: | Miranda, Ana Carolina Freire Accorsi |
Orientador(a): | Sant’Anna, Sabrina Marques Parrach |
Primeiro membro da banca: | Sant‘Anna, Sabrina Marques Parracho |
Segundo membro da banca: | Bôas, Glaucia Kruse Villas |
Terceiro membro da banca: | Dabul, Lígia |
Quarto membro da banca: | Proença, Renata Bernardes |
Quinto membro da banca: | Perruso, Marco Antonio |
Palabras clave: | Instituição;Coletivos de artistas;Crítica de arte;Arte contemporânea;Institution;Collective of artists;Criticism of art;Contemporary art |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 17-mar-2014 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto Três Rios |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citación: | MIRANDA, Ana Carolina Freire Accorsi. Discursos e práticas: a institucionalização dos coletivos de artistas. 2014. 98 f . Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Socias/Instituto Multidisciplinar/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. |
Resumen: | Este trabalho de pesquisa consiste em uma análise dos discursos e práticas que permeiam as relações simbólicas entre coletivos de artistas e instituições de arte. A partir da bibliografia analisada, elaborada tanto por artistas quanto por críticos e especialistas, que se propôs a pensar o surgimento destes grupos chamados coletivos, e também baseado em trabalho de observação participante em suas performances artísticas, busquei interpretar os diversos significados encontrados sobre o que é entendido por estes atores sociais como instituição. Dessa maneira, constatei possíveis desdobramentos que discursos díspares ocasionaram, e percebi o surgimento, assim, de novas relações sociais dentro do mundo da arte contemporânea, tais como processos de distinção e a incorporação da arte coletiva pelas instituições.Através do estudo da vida cotidiana e da corrente da análise do discurso, elaborei um trabalho no qual discuti de que maneira discursos podem ordenar práticas, pensando uma hipótese acerca da relação das práticas dos coletivos em meio às instituições permeadas pelo discurso da crítica de arte. |
Abstract: | This research consists of an analysis of the discourses and practices that permeate the symbolic relations between collective of artists and art institutions. From the literature analyzed, elaborated by artists, critics and experts, that proposed think the emergence of these groups called collectives, and also based on the work of participant observation in their artistic performances, sought to interpret the various meanings of what is understood by these social actors as an institution. Thus, I found possible developments that disparate discourses led to, and realized new social relations arise within the world of contemporary art, such as processes of distinction and the incorporation of collective art in institutions. Through the study of everyday life and the discourse analysis theory, drafted a work where I discussed how discourses may order practices, thinking a hypothesis about the relationship between the practices of collectives among the institutions, permeated by the discourse of criticism of art. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11466 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências Sociais |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Ana Carolina Freire Accorsi Miranda.pdf | Documento principal | 2.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.