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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11502
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | At the crossroad the of “exu policial”: religion, militia and protection regimes in Rio de Janeiro's west side |
Autor(es): | Campos, Ana Paula de Souza |
Orientador(a): | Machado, Carly Barboza |
Primeiro membro da banca: | Miagusko, Edson |
Segundo membro da banca: | Birman, Patrícia |
Palavras-chave: | Dádiva;Prestígio;Poder;Ambivalência Moral;Gift;Prestige;Power;Twofold Morality |
Área(s) do CNPq: | Antropologia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 16-Ago-2016 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | Campos, Ana Paula de Souza. Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. 2016. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. |
Resumo: | A partir de uma pesquisa etnográfica em terreiros da religião umbanda na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, analisamos os diferentes regimes de proteção mobilizados nesse contexto e vislumbrados a partir de uma figura religiosa – o exu policial – um exu (entidade/espírito da umbanda) incorporado por uma mãe de santo, que tem por indumentária objetos referentes à figura de um policial. Policiais milicianos atendidos pelo exu ofertaram a ele uniformes policiais, colete à prova de balas, quepe e armas e em troca pediram a proteção de suas vidas ante um risco de morte. No contexto religioso da umbanda pretendemos analisar como diferentes agentes se posicionam em uma rede de trocas que mobiliza pessoas e coisas por onde circula simbolicamente a proteção dando ênfase à mediação do miliciano, da mãe de santo e do exu. Proponho pensar, ainda como tais pessoas mobilizam moralidades ambivalentes na resolução de seus conflitos mobilizando, ainda, um círculo de prestígio religioso que é alimentado e dramatizado no espaço público a partir das festas em comemoração aos exus, espaços onde mães, pais e filhos-de-santo, bem como as suas entidades, se rivalizam em uma disputa pelo público nos terreiros. |
Abstract: | From ethnographic research done at “umbanda” sacred grounds on the west side of Rio de Janeiro, we analyze the different protection regimes beared in these contexts and portrayed by a religious figure – the “exu policial” – an “exu” (entity/spirit from umbanda) embodied by a “mãe de santo” (religious celebrant – mom of saint) that has as a costume an officer uniform. Militiamen police officers assisted by the “exu” have offered it uniforms, bullet proof vests, hats, guns and in return have asked for the protection of their lives when facing the risk of death. In the religious context of the umbanda religion we intend to analyze how different agents position themselves in a trading network that mobilize people and things, in which the protection symbolically circulates, emphasizing the mediation between the militiamen, the “mãe de santo” and the “exu”. I propose thinking, moreover, how such people mobilize twofold moralities in the solution of their conflicts mobilizing, still, a prestigious religious circle that is fed and dramatized in public space via parties celebrating the “exus”, spaces where moms, sons and fathers of saint, as well as their entities, rival in attempt to gain attention from the public at the sacred grounds. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11502 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
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