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Tipo do documento: Dissertação
Título: A responsabilidade social empresarial no âmbito de uma empresa estatal: uma análise do investimento da Petrobras na área do esporte
Autor: Langer, Eduardo
Orientador(a): Vieira, Flávia Braga
Primeiro membro da banca: Vieira, Flávia Braga
Segundo membro da banca: Pinto, Nalayne Mendonça
Terceiro membro da banca: Pinto, Raquel Giffoni
Palabras clave: Petrobras;Responsabilidade Social;Incentivo ao esporte;Petrobras;Social Responsibility;Sport Incentive
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 24-jul-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citación: Langer, Eduardo. A responsabilidade social empresarial no âmbito de uma empresa estatal: uma análise do investimento da Petrobras na área do esporte. 2018. [90 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica .
Resumen: A partir da década de 2000, percebe-se o incremento de ferramentas legais com o intuito de fomentar a atuação das empresas não apenas no contexto econômico, concedendo benefícios fiscais para aquelas que financiam projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos oriundos dos Ministérios, a serem executados por organizações do terceiro setor. A presente pesquisa levantou o debate existente, mapeou práticas, processos e contradições relativas a forma de relacionamento entre sociedade, mercado e Estado. Para tal, foi analisado o investimento no esporte realizado pela Petrobras S/A no período entre 2011 a 2016, por intermédio da pesquisa bibliográfica, documental e consulta aos órgãos públicos, com abordagem quantitativa e qualitativa, em caráter exploratório, a fim de identificar a forma de atuação da empresa no que norteia práticas relacionadas à Responsabilidade Social Empresarial. A hipótese levantada foi que a Petrobras possuiu uma importância fundamental para o Brasil como fomentadora do esporte e no apoio as políticas públicas do Estado. Foi possível concluir que as ações de Responsabilidade Social relacionadas ao esporte foram heterogêneas, mesclando o viés utilitarista, social e de fomento as políticas públicas, mantendo, até certo ponto, alinhamento as diretrizes do governo federal. E a forma como se estrutura as ações de Responsabilidade Social da Petrobras são instáveis, pouco planejadas e dependente da filosofia da alta direção da empresa.
Abstract: From the 2000s onwards, there was an increase in the number of legal tools to foster companies' activities not only in the economic context, but also to grant fiscal benefits to those who finance social, cultural, environmental and sports projects from the Ministries. Third-party organizations. The present research raised the existing debate, mapped practices, processes and contradictions regarding the form of relationship between society, market and the State. For this purpose, the investment in the sport carried out by Petrobras S / A during the period between 2011 and 2016 was analyzed, through bibliographic, documentary and public research, with a quantitative and qualitative approach, in an exploratory character, in order to identify the of the company in what guides practices related to Corporate Social Responsibility. The hypothesis raised was that Petrobras had a fundamental importance for Brazil as a promoter of the sport and in support of the public policies of the State. It was possible to conclude that the Social Responsibility actions related to the sport were heterogeneous, mixing the utilitarian, social and public policy bias, maintaining to a certain extent, alignment with the federal government guidelines. And the way Petrobras' Social Responsibility actions are structured are unstable, unplanned and dependent on the philosophy of top management.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11516
Aparece en las colecciones:Mestrado em Ciências Sociais

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