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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11542
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cidade emoldurada: as desigualdades e limitações do acesso à arte no Rio de Janeiro e às produções artísticas da zona oeste da cidade |
Otros títulos: | Framed city: the inequalities and limitations of access to art in Rio de Janeiro and to artistic productions in the West Zone of the city |
Autor: | Suzano, Débora da Silva |
Orientador(a): | Sant’Anna, Sabrina Marques Parracho |
Primeiro membro da banca: | Sant’Anna, Sabrina Marques Parracho |
Segundo membro da banca: | Altmann, Eliska |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Maria Amália Silva Alves de |
Quarto membro da banca: | Santos, Guilherme Marcondes dos |
Palabras clave: | Zona Oeste;Desigualdade;Arte e Cultura;Políticas Públicas;Inequality;Art and culture;Public policies |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 17-dic-2021 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citación: | SUZANO, Débora da Silva. Cidade emoldurada: as desigualdades e limitações do acesso à arte no Rio de Janeiro e às produções artísticas da Zona Oeste da cidade. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021. |
Resumen: | Para buscar entender a organização política, social e cultural da Zona Oeste do Rio de Janeiro, é necessário pensar a cidade enquanto o todo. Analisar a política de urbanização carioca, ao longo da história e na atualidade, muito nos revela sobre as desigualdades existentes nesta cidade. Este trabalho buscou partir de dados gerais sobre a arte e cultura no Rio, traçar uma linha de acontecimentos que ampliam e fomentam as estruturas de desigualdade, tendo a arte como elemento deste processo. A hipótese de que incentivos e investimentos são distribuídos de forma bruscamente diferente em áreas de uma mesma cidade, reforçando o quadro de desigualdade, foi testada com o uso das seguintes técnicas: Um mapeamento em toda cidade, com museus e centros culturais reconhecidos pela Prefeitura do Rio, assim demonstrando áreas privilegiadas e preteridas para investimentos em arte e cultura pelo poder público; dados demográficos e de mobilidade urbana também serão apresentados com o objetivo de demostrar que a maior parte da população do Rio tem um acesso dificultado a museus e centros culturais; além de dados extraídos de relatórios de investimentos em equipamentos culturais. A Metodologia dessa pesquisa conta também com análise de dados de redes sociais, entrevistas e incursão teórica. Para falar da atual construção artística e cultural da Zona Oeste da cidade Rio, é necessário voltar ao passado, buscando entender sua construção histórica. A região que mesmo urbanizada, ainda guarda uma memória de tempos rurais áureos, ocupa um lugar de esquecimento na geográfica planejada carioca, e por esse motivo, lida com a urbano de forma conflituosa. Uma região que encontra problemas na saúde, educação e segurança, acaba por olhar para arte e para cultura como algo supérfluo. Desta forma, compreendemos a arte como um dos critérios organizacionais do urbano, assim como elemento de distinção e manutenção da estrutura de desigualdade, reservada para uma determinada elite financeira, mas principalmente intelectual. A Zona Oeste do Rio é uma área que corresponde à 73% do território da cidade, sendo também a área socialmente mais distante do centro. |
Abstract: | In order to understand the political, social and cultural organization of the West Zone of Rio de Janeiro, it is necessary to think about the city as a whole. Analyzing Rio's urbanization policy, throughout history and until today, reveals a lot about the inequalities that exist in this city. This work sought to start from general data on art and culture in Rio, to trace a timeline of events that expand and endorse the structures of inequality, having art as an element of this process. The hypothesis that financial support and investments are distributed in a sharply different way through areas of the same city, reinforcing the inequality, has been tested using the following techniques: a cartography of the city, showing museums and cultural centers recognized by the municipality of Rio, thus demonstrating privileged and neglected areas for investments in art and culture by the government; demographic and urban mobility data will also be presented with the objective of demonstrating that most of the population of Rio has difficult access to museums and cultural centers; as well as data extracted from investment reports in cultural equipment devices. The methodology of this research also includes data analysis from social networks, interviews and theoretical incursion. To talk about the current artistic and cultural construction of the West Zone in the city of Rio, it is mandatory to go back to the past, seeking to understand its historical construction. The region, even though urbanized, still retains a memory of golden rural times, occupies a place of oblivion in the planned geographic area of Rio de Janeiro, and for this reason, deals with the urban in a conflictive way. A region that faces problems in health, education and security, ends up looking at art and culture as something superfluous. In this way, we understand art as one of the organizational criteria of the urban, as well as an element of distinction and maintenance of the structure of inequality, reserved for a certain financial elite, but mainly na intelectual elite. The West Zone of Rio is an area that corresp onds to 73% of the city's territory, being also the area that is socially farthest from the center. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11542 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências Sociais |
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