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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja.
Autor: Paz, Sthefanye Silva
Orientador(a): Machado, Carly Barboza
Primeiro membro da banca: Machado, Carly Barboza
Segundo membro da banca: Miagusko, Edson
Terceiro membro da banca: Silva, Raquel Sant'Ana da
Palabras clave: Funk;Mediação;Gospel;Religião;Multipertencimento;Funk;Mediation;Gospel;Religion;Multiperception
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais
Idioma: por
Fecha de publicación: 26-feb-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citación: PAZ, Sthefanye Silva. Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Resumen: Minha análise tem como foco a trajetória de um mediador entre o “mundo” gospel e o “mundo” do funk. Dessa forma, nesse trabalho pretendo analisar a função de mediador realizado pelo funkeiro em bailes funk e cultos através do funk e do pentecostalismo. O mediador a que me refiro é Tonzão, ex-dançarino do grupo de funk “Os Hawaianos”, da época em que eram da produtora Furacão 2000. O dançarino em questão passou por um processo de conversão ao protestantismo na ADUD (Assembleia de Deus dos Últimos Dias), igreja que ainda congrega. A música, segundo Oosterbaan (2015), é um aspecto essencial do pentecostalismo que auxilia na forma coerente como ele se expande no contexto brasileiro. Entendendo a vida urbana e todas as suas heterogeneidades, compreendo que os indivíduos participam de múltiplos pertencimentos que são simultâneos, que se inter-relacionam na construção de suas identidades e formas de representação do mundo social (VELHO, 1994). A mediação é importante para entender a atuação de Tonzão, pois assim permite que o mesmo transite de forma constante entre esses diferentes domínios culturais e simbólicos mantendo assim seu “ethos” funkeiro.
Abstract: My analysis focuses on the trajectory of a mediator between the "world" of gospel and the "world" of funk. In this work I intend to analyze the function of mediator performed by the "funkeiro" in funk dances and cults through funk and Pentecostalism. The mediator I am referring to is Tonzão, a former dancer from the funk group "The Hawaiians" of the time they were from the producer Furacão 2000. The dancer in question went through a process of conversion to Protestantism in the AGOLD (Assembly of God of the Last Days), a church that he still congregates. The music, according to Oosterbaan (2015), is an essential aspect of Pentecostalism that assists in the coherent way it expands in the Brazilian context. Understanding urban life and all its heterogeneities, I understand that individuals participate in multiple belongings that are simultaneously interrelated in the construction of their identities and forms of representation of the social world (VELHO, 1994). Mediation is important to understand Tonzão's performance, since it allows him to move steadily between these different cultural and symbolic domains, keeping that way his "ethos" Funkeiro.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11547
Aparece en las colecciones:Mestrado em Ciências Sociais

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