Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11595
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Partido de Caio Prado Junior: o Comitê de Ação e a reorganização do PCB (1941-1945)
Título(s) alternativo(s): The Caio Prado Junior Party: the Action Committee and the reorganization of the PCB (1941-1945)
Autor(es): Borges, Daniel de Souza Sales
Orientador(a): Santos, Raimundo Nonato
Primeiro membro da banca: Vasconcellos, Dora Vianna
Segundo membro da banca: Marinho, Ricardo José de Azevedo
Palavras-chave: Communism;Democracy;Political Parties;Comunismo;Democracia;Partidos Políticos
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 13-Set-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citação: Borges, Daniel de Souza Sales. O Partido de Caio Prado Junior: o Comitê de Ação e a reorganização do PCB (1941-1945). 2016. 70 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduaçãp em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.
Resumo: Caio Prado Junior, intelectual e militante revolucionário, manteve ao longo da vida muitas divergências com PCB, seu partido. Durante a disputa pela sua reorganização, duas tendências disputam mais intensamente este processo, a Comissão Nacional de Organização Provisória (CNOP) formada no Rio de Janeiro e apoiada pelo Comitê Regional da Bahia, e o Comitê de Ação em São Paulo. A partir da militância de Caio Prado Junior no Comitê de Ação (CA) e o embate com a CNOP entre os anos de 1941 e 1945, buscamos investigar os nexos entre sua produção intelectual e sua militância política a fim de investigar qual o papel do partido político na sua elaboração sobre a revolução brasileira, de caráter democrático e nacional em contraposição à união nacional com Vargas, linha política oficial do PCB naqueles anos
Abstract: Caio Prado Junior, intelectual e militante revolucionário, manteve ao longo da vida muitas divergências com PCB, seu partido. Durante a disputa pela sua reorganização, duas tendências disputam mais intensamente este processo, a Comissão Nacional de Organização Provisória (CNOP) formada no Rio de Janeiro e apoiada pelo Comitê Regional da Bahia, e o Comitê de Ação em São Paulo. A partir da militância de Caio Prado Junior no Comitê de Ação (CA) e o embate com a CNOP entre os anos de 1941 e 1945, buscamos investigar os nexos entre sua produção intelectual e sua militância política a fim de investigar qual o papel do partido político na sua elaboração sobre a revolução brasileira, de caráter democrático e nacional em contraposição à união nacional com Vargas, linha política oficial do PCB naqueles anos
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11595
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016 - Daniel de Souza Sales Borges.pdfDaniel de Souza Sales Borges889.38 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.