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Tipo do documento: Dissertação
Título: Historicidade do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES: Uma leitura a partir da obra pedagogia do oprimido de Paulo Freire
Otros títulos: Historicity of the Integrated State Center for Rural Education of Águia Branca - ES: A Reading from the work Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire
Autor: Reis, Fernando Alexandre Furtado dos
Orientador(a): Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Arruda, Maria da Conceição Calmon Arruda
Palabras clave: Pedagogia freireana;historicidade;interdisciplinaridade;Freirean pedagogy;historicity;interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 29-sep-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: Reis, Fernando Alexandre Furtado dos. Historicidade do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES: Uma leitura a partir da obra pedagogia do oprimido de Paulo Freire. 2017. [81 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumen: Esta dissertação por meio das categorias da pedagogia de Paulo Freire construiu a historicidade do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, situado à Noroeste do Estado do Espírito Santo. Para este fim, a obra Pedagogia do Oprimido serviu de fundamentação teórica do trabalho. O procedimento de coleta de dados para a construção da historicidade do Centro desenvolveu-se pelo método da Filosofia Clínica criado por Lúcio Packter para o levantamento de informações contidas nas entrevistas dos sujeitos protagonistas do CEIER enos documentos utilizados na investigação. Os dadosmostraram que o CEIER-AB desde sua criação até os dias atuais esteve comprometido com a luta do povo do campo pela terra e uma agricultura ecologicamente sustentável. Ao construira historicidade da escola pela pedagogia freireana pode-se perceber a identificação de práticas pedagógicas do Centro as categorias freireanas de uma educação libertadora comprometida como a vida. As temáticas discutidas em comum àhistoricidade do CEIER-AB e a pedagogia de Freire foram a dialogicidade, a relação teoria e prática, a interdisciplinaridade e os temas geradores.
Abstract: This dissertation through Paulo Freire's pedagogy categories built the historicity of the Integrated State Center for Rural Education in Águia Branca, located northwest of the State of Espírito Santo. To this end, the work Pedagogy of the Oppressed served as the theoretical basis of the work. The data collection procedure for the construction of the Center's historicity was developed by the method of Clinical Philosophy created by Lúcio Packter for the collection of information contained in the interviews of the protagonists of CEIER and in the documents used in the research. The data showed that CEIER-AB from its creation to the present day was committed to the rural people's struggle for land and ecologically sustainable agriculture. By constructing the historicity of the school by Freirean pedagogy one can perceive the identification of pedagogical practices of the Center the Freirean categories of a liberating education committed as life. The themes discussed in common with the historicity of CEIER-AB and Freire's pedagogy were dialogic, the relation theory and practice, interdisciplinarity and generating themes.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12117
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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