Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12119
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Percepções dos alunos do curso de agropecuária do Brasil sobre plantas medicinais. |
Título(s) alternativo(s): | Perceptions of students of agriculture in Brazil on medicinal plants |
Autor(es): | Almeida, Carlos Cristiano Oliveira de Faria |
Orientador(a): | Sanchez, Sandra Barros |
Primeiro membro da banca: | Albino, Sirlei de Fátima |
Segundo membro da banca: | Morandi Filho, Wilson José |
Terceiro membro da banca: | Sandra Barros Sanchez |
Palavras-chave: | Plantas Medicinais;Educação Profissional;Ensino Agrícola;Discurso do Sujeito Coletivo;Representações Sociais;Medicinal Plants;Professional Education;Agricultural Education;Collective Subject Discourse;Social Representations |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Data do documento: | 14-Set-2012 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | ALMEIDA, Carlos Cristiano Oliveira de Faria. Percepções dos alunos do curso de agropecuária do Brasil sobre plantas medicinais. 2012. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Resumo: | A presente dissertação teve por objetivo geral verificar a percepção dos estudantes dos Cursos Técnico de Agropecuária do Brasil acerca de plantas medicinais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca identificar a percepção dos Técnicos em Agropecuárias acerca das Plantas Medicinais. Com isso buscou-se identificar o Discurso do Sujeito Coletivo dos estudantes sobre Plantas Medicinais. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados dos seguintes Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: Ceará – Campus Crato; Rio Grande do Sul Campus Sertão; Amazonas Campus São Gabriel da Cachoeira; Goiano Campus Urutaí e do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Seropédica. Dessa maneira foram apresentados os discursos dos seguintes questionamentos: 1) Você conhece alguma planta medicinal de sua região? Qual? Para que ela serve?; 2) Descreva o que você aprendeu sobre plantas medicinais no seu curso de Técnico em Agropecuária. Você acha que o que você aprendeu foi útil para sua vida profissional? Acha que precisaria mudar alguma coisa na maneira como esse tema foi abordado? e 3) Como e em que situação você utilizaria plantas medicinais na atividade de Técnico em Agropecuária? É possível perceber que o Técnico em Agropecuária, na cadeia produtiva das Plantas Medicinais/Fitoterápicos, se destaca como o principal ele responsável na garantia da qualidade da matéria prima, fornecendo plantas seguindo os padrões necessário para produzir o medicamento, e não se enquadra no rol de profissionais capacitados tecnicamente para prescrever o uso dessas drogas, seja em animais ou em humanos.Todas as argumentações apontam para uma reflexão acerca da ampliação e/ou introdução da discussão sobre Plantas Medicinais nos cursos técnicos de Agropecuária, pois essa área apresenta-se como uma alternativa viável de mercado de trabalho em ascensão e a garantia de uma soberania brasileira na produção de medicamentos |
Abstract: | This work aimed to verify the overall perception of students of Technical Agricultural courses in Brazil about medicinal plants. This is a qualitative research that seeks to identify the perception of Agricultural Technicians on Medicinal Plant. Therefore we sought to identify the Collective Subject Discourse of students on Medicinal Plants. The study subjects were selected from the following Federal Institutes of Education, Science and Technology: Ceará - Campus Crato, Rio Grande Campus Hinterland; Amazonas Campus São Gabriel da Cachoeira, Goiano Urutaí Campus and Technical College of the Federal Rural University of Rio de Janeiro in Seropédica. Thus the speeches were presented the following questions: 1) Do you know a medicinal plant in your area? What? For it serves?, 2) Describe what you learned about medicinal plants in their course of Farming Technician. Do you think you learned was useful for your professional life? Think you need to change something in the way this issue was addressed? and 3) How and in what situation would you use medicinal plants in the activity of Farming Technician? You can see the Farming Technician, in the production chain of Medicinal Plants / Herbal, stands out as the principal has responsibility in ensuring the quality of raw materials, supplying plants according to the standards required to produce the drug, and does not fit in the roll technically trained professionals to prescribe these drugs, either in animals or humanos.Todas the arguments point to a reflection on the expansion and / or introduction of Medicinal Plants in the discussion of technical courses in Agriculture, as this area presents itself as a viable alternative to rising labor market and ensuring a Brazilian sovereignty in the production of medicines |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12119 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012 - Carlos Cristiano Oliveira de Faria Almeida.pdf | Carlos Cristiano Oliveira de Faria Almeida | 1.97 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.