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Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes matemáticos empíricos de pescadores da colônia Z-39 de Conceição do Araguaia - PA
Autor: Souza, Dayane Olivério de
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Mattos, osé Roberto Linhares de
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Palabras clave: Saberes matemáticos;etnomatemática;pescadores;geração do conhecimento;Conceição do Araguaia;Mathematical knowledge;ethnomathematics;fishermen;generation of knowledge
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 12-jun-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SOUZA, Dayane Olivério de. Saberes matemáticos empíricos de pescadores da Colônia Z-39 de Conceição do Araguaia - PA. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.
Resumen: Neste trabalho de pesquisa valorizamos os saberes e fazeres matemáticos empíricos de uma comunidade pesqueira em que encontram na pesca uma alternativa de sobrevivência, e que utilizam a matemática como ferramenta essencial para realização de suas atividades profissionais diárias de pescadores. A pesquisa foi realizada na Colônia de Pescadores Z-39 do munícipio Paraense de Conceição do Araguaia, e teve como objetivo investigar a geração e difusão dos saberes matemáticos pelos pescadores em suas atividades profissionais. O objeto de estudo foi o conhecimento matemático e a utilização deste conhecimento em uma comunidade pesqueira. A base teórica da Investigação é a Etnomatemática, segundo a visão do autor brasileiro Ubiratan D’Ambrósio. Utilizamos uma abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram os pescadores da Colônia Z-39. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas, observações e conversas. Os dados coletados foram organizados de modo a não se distanciar do objetivo da pesquisa. Os assuntos abordados com os pescadores foram agrupados e analisados através de cinco categorias, em que buscou analisar o perfil dos pescadores, seus saberes da pesca, a matemática e o pescador, o comércio do pescado, e a pesca e a cidade de Conceição do Araguaia. Os resultados da pesquisa mostram que os saberes e fazeres matemáticos empíricos dos profissionais da pesca da Colônia Z-39 contribuem de maneira significativa para a melhoria de suas vidas sociais e econômicas. Através dos achados em campo, a investigação conclui, e confirma o que outras pesquisas desenvolvidas na área de etnomatemática apontam, que os saberes matemáticos de uma determinada comunidade e povo, adquiridas através de suas experiências diárias de convívio familiar, atividades profissionais e ambiente social, são suficientes para a solução de questões de sobrevivência que envolvam a matemática.
Abstract: In this research we value the knowledge and empirical mathematical practices of a fishing community in which they find in fishing an alternative of survival, and that use mathematics as an essential tool to carry out their daily activities of fishermen. The research was carried out in the Fishermen's Colony Z-39 of the Municipality Paraense of Conceição do Araguaia, and aimed to investigate the generation and dissemination of mathematical knowledge by fishermen in their professional activities. The object of study was the mathematical knowledge and the use of this knowledge in a fishing community. The theoretical basis of the research is Ethnomathematics, according to the vision of Brazilian author Ubiratan D'Ambrósio. We use a qualitative approach. The subjects that participated in the research were the fishermen of Colônia Z-39. The instruments of data collection used were interviews, observations and conversations. The data collected were organized so as not to distance themselves from the research objective. The subjects dealt with the fishermen were grouped and analyzed through five categories, in which it sought to analyze the profile of fishermen, their knowledge of fishing, mathematics and fisherman, fish trade, and fishing and the city of Conceição do Araguaia . The results of the research show that the empirical mathematical knowledge and practices of the Z-39 Colony's fishing professionals contribute significantly to the improvement of their social and economic lives. Through the findings in the field, the research concludes, and confirms what other research developed in the field of ethnomathematics points out, that the mathematical knowledge of a particular community and people, acquired through their daily experiences of family life, professional activities and social environment, Are sufficient for solving survival questions involving mathematics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12124
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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