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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12142
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Inclusão escolar: as experiências do Grupo de Discussão do Instituto Federal Catarinense - Campus sombrio |
Título(s) alternativo(s): | School inclusion: the Discussions Group experiences of Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio |
Autor(es): | Bez, Andréia da Silva |
Orientador(a): | Lino, Lucilia Augusta |
Primeiro membro da banca: | Damasceno, Allan Rocha |
Segundo membro da banca: | Costa, Valdelúcia Alves da |
Palavras-chave: | Inclusão Escolar;Necessidades Específicas;Formação Docente;Cotidiano Escolar;School Inclusion;Specific Needs;Teacher Education;School Routine |
Área(s) do CNPq: | Agronomia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 13-Abr-2011 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | Bez, Andréia da Silva. Inclusão escolar: as experiências do Grupo de Discussão do Instituto Federal Catarinense - Campus sombrio. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011. |
Resumo: | Esta dissertação é um estudo de caso sobre o Grupo de Discussão do Instituto Federal Catarinense campus Sombrio, iniciado em 2008, no qual participam professores, gestores da área pedagógica, e equipe pedagógica. O Grupo foi instituído visando à atualização, troca de experiências pedagógicas e aprofundamento de estudos em torno da inclusão de alunos com necessidades específicas. O objetivo da pesquisa foi avaliar o papel desse grupo, enquanto instância formativa, no que tange à compreensão sobre a inclusão escolar e a sua influência na prática docente. Para tanto, identificou-se o perfil dos professores participantes; buscouse a compreensão de inclusão manifesta pelos docentes; identificando-se as dificuldades encontradas por eles no processo de inclusão e, quais as alterações ocorridas nas práticas pedagógicas a partir das discussões. Os procedimentos metodológicos desse estudo dividiram-se em três fases: exploratória, coleta de dados, análise sistemática dos dados. A fase exploratória visou à caracterização do campo de pesquisa. A fase de coleta de dados ocorreu através das técnicas de observação sistemática (diário de campo) e questionário. Adotou-se o diário de campo a partir do segundo semestre de 2009, enquanto o questionário foi aplicado no início do segundo semestre de 2010. A fase de análise dos dados consistiu em uma organização dos dados coletados e sua interpretação, através da técnica de análise de conteúdo. Ao final da investigação pudemos concluir que a compreensão sobre a inclusão escolar passa por um entendimento da aprendizagem que remete a conceitos e pressupostos distintos; que as principais dificuldades encontradas enfocam as intervenções pedagógicas - práticas frente às necessidades específicas; que as discussões levaram a reflexões sobre as necessidades dos alunos e sobre a atuação docente frente as mesmas, principalmente na identificação e na realização de algumas adaptações em sala de aula, o que caracteriza mudanças. Ao final, considerou-se que o cotidiano escolar apresentado como foco das discussões do grupo, a partir de seus desafios, dificuldades e experiências, configura-se como uma possibilidade de espaço formativo dos educadores. Da mesma forma, em relação ao tempo de desenvolvimento do grupo surge como positiva a abertura e legitimação desse espaço para esse tipo de discussão, bem como na sua consolidação como política de inclusão do IFC - Campus Sombrio. |
Abstract: | This Master thesis is a case study on the discussion group of Campus Sombrio, that was started in 2008, involving teachers, educational managers in the field, and pedagogical team. The Group was established in order to upgrade, exchange of teaching experience and further studies about the inclusion of students with specific needs. The research objective was to evaluate the role of this group as training instance, regarding the understanding of inclusive education and its influence on teaching practice. To this end, we identified the profile of teachers; we sought to clear the understandings of inclusion by teachers, identifying the difficulties encountered by them in the inclusion process, and what changes in teaching practices from the discussions. The methodological procedures of this study were divided into three phases: exploratory, data collection and systematic analysis of the data. The exploratory phase aimed at the characterization of the search field. The phase of data collection occurred through the techniques of systematic observation (field diary) and questionnaire. The field diary was adopted from the second half of 2009, while the questionnaire was administered early in the second half of 2010. The phase of analysis of data consisted of an organization of collected data and its interpretation by the technique of content analysis. At the end of the investigation we could conclude that the understanding of inclusive education involves an understanding of learning which refers to different concepts and assumptions; that the main difficulties that focus on pedagogical interventions - face to special needs; that the discussions have led to reflections on the needs of students and on teaching performance against them, especially in identifying and carrying out some adjustments in the classroom, which characterizes changes. In the end, it was realized that the school routine presented as focus of the group discussions from their challenges, difficulties and experiences, appears as a possibility of a space of training to the educators. Likewise, the time of development of the group emerges as a positive opening and a legitimization space for such discussions, as well as its consolidation as a policy of inclusion of the IFC - Campus Sombrio. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12142 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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