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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Etnomatemática na construção de casas e instalações rurais no sítio Palmeirinha em Crato - CE
Otros títulos: The Ethnomathematics in buildings and rural facilities in Palmeirinha farm, Crato - CE.
Autor: Lucena, Regilania da Silva
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria do Nascimento de
Segundo membro da banca: Freitas, Jorge Ricardo Carvalho de
Palabras clave: Etnomatemática;Construções rurais;Formação inicial de professores;Ensino de Matemática;Ethnomathematics;Rural buildings;Initial teacher training;Mathematics teaching
Área(s) do CNPq: Educação
Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 21-sep-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: LUCENA, Regilania da Silva. A Etnomatemática na construção de casas e instalações rurais no sítio Palmeirinha em Crato - CE. 2018. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Resumen: Neste trabalho são apresentados resultados de uma pesquisa sobre a Etnomatemática presente nas construções rurais no Sítio Palmeirinha em Crato – Ceará. Pretendemos fazer a troca de saberes entre alunos em formação inicial de professores e a comunidade, analisando como os conhecimentos matemáticos dos sujeitos envolvidos nesses dois espaços se manifestam tornando-os capazes de agir e interagir socialmente. Para isso descrevemos alguns elementos etnomatemáticos presentes nas instalações rurais e verificamos como estes se relacionam com o saber matemático na formação inicial de professores. A metodologia de pesquisa utilizada se caracteriza como sendo qualitativa, de campo. Os procedimentos/instrumentos que fazem parte da metodologia são observação direta na comunidade, utilização de entrevistas com agricultores e alunos da formação inicial de professores, registros em diário de campo, gravações de áudio e de vídeo. Por meio da aplicação desses instrumentos foi possível produzir dados, que nos levaram a inferir que os agricultores, que trabalham com construções na comunidade, se apropriam de conhecimentos etnomatemáticos que foram gerados e difundidos, ao longo de gerações, pela própria comunidade, ora por necessidade de subsistência e de desenvolvimento local, ora pela necessidade de entrar no mercado profissional. Os agricultores sujeitos da pesquisa afirmam que pouco frequentaram a escola e que a matemática que utilizam nas construções aprendem uns com os outros, na troca de saberes entre os sujeitos da comunidade. Os alunos da licenciatura chegaram à conclusão de que se torna importante validar no contexto escolar, os conhecimentos etnomatemáticos oriundos da prática do homem do campo. Todos os sujeitos da pesquisa chegaram a conclusão de que a pluralidade de conhecimentos, sejam eles institucionalizados ou não, enriquece o saber/fazer de cada sujeito.
Abstract: In this paper are presented the results of a research about Ethnomathematics present in the rural buildings in Palmeirinha farm, Crato-Ceará.. We plan to make the exchange of knowledge between students in initial teacher training and the community, analyzing how the mathematical knowledge of the subjects involved in these two spaces appear making them able to act and interact socially. For this we need to describe some ethnomathematical elements present in rural facilities and see how these relate to mathematical knowledge in initial teacher training. The research methodology used is characterized as qualitative. The procedures/instruments that are part of the methodology are direct observation in the community, using interviews with farmers and students of initial teacher training, records in field journal, audio and video recordings. Through the application of these instruments was possible to collect data, which leads us to infer that the farmers who work with buildings in the community, appropriate ethnomathematical knowledge that have been generated and diffused, over generations, by the community itself, sometimes with need for subsistence and local development, now by the need to get into the professional market. Farmers who are subject of the research say that they attended little the school and that the mathematics they use in buildings, they learn from each other in the exchange of knowledge among the subjects of the community. The students of the degree reached the conclusion that it is important to validate in the school context, the ethnomathematical knowledge coming from the practice of the rural man. All subjects of research have reached the conclusion that the plurality of knowledge, institutionalized or not, enriches the knowing/doing of each subject.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12149
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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