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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12155
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A inserção da cultura negra e o cotidiano da prática pedagógica em escolas técnicas federais no Estado do Rio de Janeiro. |
Título(s) alternativo(s): | The inclusion of black culture and the everyday teaching practice in federal technical schools in the state of Rio de Janeiro |
Autor(es): | Braga, Claudio Silva |
Orientador(a): | Santos, Gabriel de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Martins, Angela Maria Souza |
Segundo membro da banca: | Ciambarella, Alessandra |
Palavras-chave: | Educação Profissional;Cultura Afro-Brasileira;Práticas Pedagógicas;Professional Education;African-Brazilian Culture;Pedagogical Practices |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 23-Mar-2012 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | BRAGA, Claudio Silva. A inserção da cultura negra e o cotidiano da prática pedagógica em escolas técnicas federais no Estado do Rio de Janeiro.. 2012. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver uma investigação acerca da existência e abrangência de práticas educativas sobre a inserção da cultura afro-brasileira em três escolas técnicas federais no Estado do Rio de Janeiro: IFRJ/Campus Nilo Peçanha Pinheiral, Colégio Técnico/UFRRJ e Campus Nilópolis/IFRJ. O estudo tem como base as orientações da Lei 11.645/08, que traz a obrigatoriedade do ensino de história da África e cultura afro-brasileira, buscando compreender o cotidiano escolar e verificando as principais noções engendradas nos termos legais, além da visão dos professores e estudantes sobre o assunto. Portanto, os eixos na constituição do corpus versam sobre os seguintes aspectos: conhecimento das relações entre educação e culturas, valores culturais da matriz africana, possíveis aplicações e contextualização da Lei no dia-a-dia, aspectos da formação docente e adequações de propostas curriculares. |
Abstract: | The present research has as a purpose to develop an investigation about the existence and scope of educational practices about the inclusion of african-brazilian culture in three federal technical schools in the state of Rio de Janeiro: Campus Nilo Peçanha – Pinheiral/IFRJ, Colégio Técnico/UFRRJ and Campus Nilópolis/IFRJ. The study is based on the guidelines of the Law 11.645/08, which carries the mandatory teaching of African history and African- Brazilian culture, trying to understand the school routine and checking the key notions engendered in legal terms, beyond the vision of teachers and students on the subject. So, the axes in the constitution of the corpus are: knowledge of the relationship between education and culture, cultural values of African matrix, possible applications and contextualization of the Law on a day-to-day, aspects of teacher training and adjustment of curriculum proposals. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12155 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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