Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12167
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino Integrado: articulações e possibilidades para um currículo pautado no diálogo de diferentes saberes
Otros títulos: Integrated learning: joints and possibilities for a curriculum guided by the knowledge of different dialogue
Autor: Abrão, Camila Ferreira
Orientador(a): Santos, Ana Cristina Souza dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Helena Corrêa de
Terceiro membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Palabras clave: Interdisciplinaridade;Ensino integrado;Dialógica;Interdisciplinary;Integrated Teaching;Dialogic
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 21-may-2014
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: ABRÃO, Camila Ferreira. Ensino Integrado: articulações e possibilidades para um currículo pautado no diálogo de diferentes saberes. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola), Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
Resumen: O objetivo desse trabalho foi analisar o processo de elaboração/execução do projeto de ensino integrado entre professores e alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao ensino médio; discutir a relação dialógica que permeia os diferentes saberes e sua influência para uma ação reflexiva. A metodologia adota foi a pesquisa-ação tendo como instrumentos de coleta de dados observações direta, audiogravações, questionários e entrevistas. Participaram nessa pesquisa nove professores e sessenta e três alunos dos segundos anos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia Campus Colorado do Oeste. Os resultados obtidos na pesquisa nos forneceram subsídios para formular algumas considerações sobre as contribuições e os desafios no desenvolvimento projetos interdisciplinares através de uma ação dialógica e reflexiva. As análises revelaram que a falta de vivência com atividades de natureza interdisciplinar não se constituiu em entrave para o desenvolvimento da proposta, pois apesar das dificuldades os professores mostravam-se animados, principalmente quando conseguiam articular as diferentes áreas de conhecimentos para que o projeto acontecesse. O excelente resultado da avaliação do processo de aprendizagem dos alunos mostrou que embora o desenvolvimento trabalhos interdisciplinares ainda signifiquem um desafio para os educadores, eles representam práticas pedagógicas inovadoras, pois articulam conhecimentos de áreas diferentes, fato que contribui para um processo de ensino aprendizagem mais significativo.
Abstract: The aim of this study was to analyze the process of developing / implementing integrated educational project between teachers and students of the Technical Course in Integrated Farming to high school ; discuss the dialogical relationship that permeates different knowledge and influence for a reflexive action. The methodology adopts action research was used as instruments for data collection direct observations , audio recordings , questionnaires and interviews . Participated in this research nine teachers and sixty-three students of the second year of the course in Integrated Agricultural Technical High School to the Federal Institute of Rondônia Colorado do Oeste Campus. The results obtained in the study provided subsidies to make some considerations about the contributions and challenges in developing interdisciplinary projects through a dialogic and reflexive action . Analyses revealed that the lack of experience with interdisciplinary nature activities was not an obstacle to the development of the proposal , because despite the difficulties teachers showed up excited , especially when they could articulate the different areas of expertise to the project happen . The excellent results of the evaluation of the learning process of the students showed that although the development interdisciplinary work still signify a challenge for educators , they represent innovative teaching practices , as articulated knowledge of different areas , a fact that contributes to a process of teaching and learning more meaningful .
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12167
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2014 - Camila Ferreira Abrão.pdfDocumento principal7.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.