Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12175
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projeto “A cultura do milho numa perspectiva etnomatemática”
Título(s) alternativo(s): Project "The maize crop in Ethnomathematics perspective"
Autor(es): Rezende, Paulo Jorge Ambrozine
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Palavras-chave: Etnomatemática;Contextualização;Ensino e Aprendizagem;Curso Técnico em Agropecuária;Interdisciplinaridade;Ethnomathematics;Context;Teaching and Learning;Technical Course in Agriculture;Interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 4-Set-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: REZENDE, Paulo Jorge Ambrozine. Projeto “A cultura do milho numa perspectiva etnomatemática”. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana – RJ. O público alvo foi de 64 alunos, que ingressaram no Curso Técnico em Agropecuária no ano letivo 2014, e 15 professores que ministram aulas neste curso. O principal objetivo foi investigar meios em Etnomatemática para a prática docente, agregando valores à cultura e às atividades no trabalho do campo, para a melhoria do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Bom Jesus do Itabapoana e de outras Instituições ou escolas Agrotécnicas. O projeto desenvolvido tem abordagem qualitativa com caráter narrativo de seus resultados, produzindo conhecimento visando harmonia, solidariedade e criatividade, buscando uma relação entre o mundo real e o sujeito. Valorizou os conteúdos matemáticos através de metodologias, facilitando a compreensão e promovendo interdisciplinaridade e contextualização das temáticas desenvolvidas no campo e em sala de aula, contribuindo com a formação acadêmica do educando, sua vida profissional e social, oportunizando condições de ultrapassar os limites da sala de aula, rompendo barreiras, reconhecendo sua capacidade de decisão, o direito de participação, segundo projetos que partam de seus interesses e aspirações para sua prática nas atividades de sua vida profissional como Técnico em Agropecuária. Com as metodologias desenvolvidas durante o processo de ensino e aprendizagem podemos concluir que o projeto é viável e que merece ter continuidade não só nas Redes Federais de Educação, como em outras Instituições, envolvendo cada vez mais participantes, contribuindo com sua formação e com as atividades agrícolas que compõem a grade curricular do Curso Técnico em Agropecuária.
Abstract: This research was conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana - RJ. The target audience was 64 students, who joined the Technical Course in Agriculture in the academic year 2014 and 15 teachers that teach in this course. The main objective was to investigate ways in Ethnomathematics for teaching practice, adding value to culture and activities in the field of work, to improve the Technical Course in Agriculture Campus Bom Jesus do Itabapoana and other institutions or Agrotechnical schools. The project has developed a qualitative approach to narrative character of its results, producing knowledge aimed at harmony, solidarity and creativity, searching for a link between the real world and the subject. Appreciated the mathematical content through methodologies, facilitating understanding and promoting interdisciplinarity and contextualization of the themes developed in the field and in the classroom, contributing to the academic background of the student, their professional and social life, providing opportunities able to overcome the limits of room class, breaking down barriers, recognizing their judgment, the right to participate, according to designs which depart from their interests and aspirations for their practice in his professional life activities such as Agricultural Technician. With the methodologies developed during the process of teaching and learning we can conclude that the project is viable and deserves to be continued not only in the Federal Education Networks, as in other institutions, involving more and more participants, contributing to its formation and activities agricultural that make up the curriculum of the Technical Course in Agriculture.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12175
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Paulo Jorge Ambrozine Rezende.pdfDocumento principal4.65 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.