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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Valorização das Culturas Musicais Indígenas e a Formação de Professores para o Ensino da Música no estado de Roraima
Título(s) alternativo(s): The Valuation of Indigenous Music Cultures and Teacher Training for Teaching Music in the State of Roraima
Autor(es): Lima, Lucas Correia
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Rossetto, Claudia Antonia Vieira
Terceiro membro da banca: Silva, Edvaldo Pereira da
Palavras-chave: cultura indígena;Parichara;Formação de Professores;indigenous culture;Parichara;Teacher Training
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: LIMA, Lucas Correia. A valorização das culturas musicais Indígenas e a formação de professores para o ensino da música no estado de Roraima. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Resumo: A pesquisa estudou o perfil dos alunos e professores do Curso Superior de Música da Universidade Federal de Roraima, voltado para a valorização da cultura musical indígena, e também mostra o relato dos alunos indígenas do Instituto Federal de Roraima Campus Amajari e as relações professor aluno que acabam se estabelecendo no ambiente escolar. O estudo foi de caráter descritivo e qualitativo. O objetivo geral foi pesquisar sobre a valorização das culturas musicais indígenas na formação de professores para o ensino da música no ambiente escolar. O trabalho está dividido em seis capítulos: Na introdução é feita uma discursão sobre a música na educação básica, sobre a música indígena do estado de Roraima e o objetivo da pesquisa. No capítulo 2 – A música na educação básica– foi abordada, dentro da fundamentação teórica, a educação musical nas escolas: uma breve retrospectiva, o currículo e a obrigatoriedade do ensino musical nas escolas, a importância da música e suas dificuldades no ensino básico. Neste contexto é feita uma abordagem sobre a importância do ensino da música na educação básica e as mudanças na lei sobre a obrigatoriedade do ensino das artes. No capítulo 3 é apresentada uma contextualização sobre o estado e os principais atores da pesquisa, abordando a presença indígena na formação do estado de Roraima, retratando os povos e seus costumes. No capítulo 4 foram trabalhados os resultados da pesquisa de campo na Universidade Federal de Roraima, cujo objetivo era discutir sobre a valorização da música indígena no Curso de Música da UFRR, analisar o Projeto Pedagógico do Curso e fazer uma bordagem da música indígena no curso superior de música da UFRR. O capítulo 5 - vivência com as culturas musicais indígenas no IFRR-CAM: relação professor aluno- traz um relato sobre a trajetória do pesquisador até a chegada ao Campus Amajari, bem como, os resultados e experiências compartilhados com os alunos. Para finalizar, no capítulo 6 -considerações finais- foram realizados comentários referentes aos resultados identificados pelo pesquisador como relevantes para a pesquisa.
Abstract: The research studied the profile of the students and professors of the Superior Course of Music of the Federal University of Roraima, focused on the valorization of the indigenous music culture, and also shows the report of the indigenous students of the Federal Institute of Roraima Amajari Campus and the student teacher relations that end up establishing themselves in the school environment. The study was descriptive and qualitative. The general objective was to research on the valorization of indigenous musical cultures in the training of teachers for the teaching of music in the school environment. The work is divided in six chapters: In the introduction a discourse is made on music in basic education, on the indigenous music of the state of Roraima and the purpose of the research. In chapter 2 - Music in basic education - within the theoretical foundation, the musical education in schools was approached: a brief retrospective, the curriculum and compulsory musical teaching in schools, the importance of music and its difficulties in basic education. In this context an approach is made on the importance of music teaching in basic education and changes in the law on the compulsory teaching of the arts. In chapter 3 a contextualization is presented on the state and the main actors of the research, addressing the indigenous presence in the formation of the state of Roraima, portraying the peoples and their customs. In chapter 4, the results of field research were elaborated at the Federal University of Roraima, whose objective was to discuss the valorization of indigenous music in the Music Course of UFRR, analyze the Pedagogical Project of the Course and make an embroidery of indigenous music in the upper course of UFRR. Chapter 5 - experience with indigenous musical cultures in the IFRR-CAM: student teacher relationship - reports on the trajectory of the researcher until the arrival at the Amajari Campus, as well as the results and experiences shared with the students. Finally, in chapter 6 - final considerations - comments were made regarding the results identified by the researcher as relevant to the research.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12182
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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