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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12211
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uso da plataforma moodle como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no Colégio Técnico da UFRRJ |
Autor: | Lucas, Maria Luciene de Oliveira |
Orientador(a): | Sanchez, Sandra Barros |
Primeiro membro da banca: | Sanchez, Sandra Barros |
Segundo membro da banca: | Albino, Sirlei de Fátima |
Terceiro membro da banca: | Gregório, Sandra Regina |
Palabras clave: | Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC´s);Ambiente Virtual;Educação Agrícola;TIC´s;Virtual Environment;Agricultural Education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 13-mar-2013 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | LUCAS, Maria Luciene de Oliveira. Uso da plataforma moodle como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no Colégio Técnico da UFRRJ. 2013. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. |
Resumen: | Esta pesquisa foi realizada com discentes do Curso Técnico em Agroecologia do Colégio Técnico (CTUR) e estudantes de mestrado da turma 1/2011 do Programa de Pós – Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), ambos vinculados a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, contou com a colaboração de dois docentes e um estudande de graduação do curso de Licenciatura Agrícola. Objetivou-se apresentar a ferramenta de ensino-aprendizagem MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), mostrando suas funcionalidades aos docentes/discentes, buscou-se analisar se é um ambiente virtual que promove aprendizagem significativa e satisfatória. No Capítulo I, vimos que através do questionário aplicado, a utilização do ambiente virtual MOODLE causou uma aproximação dos discentes envolvidos e com o docente responsável pela disciplina. Foi de grande importância o uso da tecnologia para o ensino e discussão dos conhecimentos adquiridos a partir dos fóruns e demais atividades. O grau de satisfação dos participantes fez com que houvesse um uso contínuo da Plataforma MOODLE nas turmas seguintes do PPGEA, além de melhorias dos trabalhos posteriores. Já no Capítulo II, percebeu-se que os estudantes do curso Técnico em Agroecologia ficaram entusiasmados em utilizar as ferramentas midiáticas em disciplinas do seu curso, além de achar interessante e mais dinâmico aulas que envolvem o uso de um ambiente virtual. Tanto no PPGEA quanto no CTUR, obtivemos uma importante significância na utilização da Plataforma MOODLE. O processo de criação até sua utilização nos trouxe bons resultados, colaborando com a construção do conhecimento. |
Abstract: | This research was conducted with students of the Technical Course in Agroecology Technical College (CTUR) and master students of class 1/2011 of the Post - Graduate in Agricultural Education (PPGEA), both linked to the Federal Rural University of Rio de Janeiro, with the collaboration of two teachers and one studant undergraduate course Major of Agriculture. The objective was to present the teaching-learning tool MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), showing its features for teachers / students, we sought to examine whether it is a virtual environment that promotes meaningful learning and satisfying. In the first chapter we saw that through the questionnaire, the use of the virtual environment MOODLE caused an approximation of the students involved and the teacher responsible for the course. It was very important the use of technology for teaching and discussion of the knowledge acquired from the forums and other activities. The degree of satisfaction of participants meant that there was a continuous use of the MOODLE platform in the following classes, in addition to improvements to work with other groups following. Already in Chapter II, it was noticed that students Technician course Agroecology are excited to use media tools in disciplines of their course, and find interesting and more dynamic lessons that involve the use of a virtual environment. Both in PPGEA as in CTUR, we obtained an important significance in the use of MOODLE Platform. The process of creation to its use has brought us good results, collaborating with the construction of knowledge. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12211 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
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2013 - Maria Luciene de Oliveira Lucas.pdf | Documento principal | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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