Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12241
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de animação educativa para simulação de erosão em solos |
Otros títulos: | Development of educational animation for erosion simulation in soils. |
Autor: | Rodrigues, Célio do Nascimento |
Orientador(a): | Santos, Gabriel de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Elías, Sael Sanchez |
Segundo membro da banca: | Garcia, Andrés Calderín |
Palabras clave: | Aprendizagem;Ferramenta;Tecnologia;Learning;Tool;Technology. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 31-mar-2015 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | Rodrigues, Célio do Nascimento. Desenvolvimento de animação educativa para simulação de erosão em solos. 2015. [40 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Resumen: | Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP/Campus Macapá) em 2013, com vinte e cinco alunos do Curso de Técnico em Mineração, de nível médio regular, que cursavam a primeira série do curso. O professorpesquisador fez parte do universo pesquisado e tinha como objetivo desenvolver uma animação educativa através de uma ferramenta gráfica para simulação da erosão em solos, utilizando o programa Adobe Flash Player, buscando ajudar aos educandos não somente na compreensão e o domínio do conteúdo proposto, mas, principalmente, no desenvolvimento de suas capacidades de utilizar as tecnologias da informação e comunicação em seu processo ensino aprendizagem. A base referencial desta pesquisa foi a aprendizagem significativa de David Ausubel, afim de verificação do êxito da proposta através da construção da animação gráfica e os saberes correlacionados ao tema. A pesquisa implementada foi a etnográfica, tendo como natureza a metodologia quali-quantitativa, aplicando-se questionários e fazendo o registro das atividades desenvolvidas. Os dados coletados foram transformados em gráficos e analisados, observando-se que a atividade proporcionada possibilitou o uso de ferramentas computacionais, gerando perspectivas positivas na aprendizagem significativa dos educandos, ampliando seu leque de conhecimentos, servindo de suporte para conhecimentos posteriores |
Abstract: | This research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology Amapá (IFAP / Campus Macapa) in 2013, twenty-five students of the Technical Course in Mining, regular middle level, who attended the first series of the course. The teacherresearcher was part of the group studied and aimed to develop an educational animation through a graphical tool for simulation of erosion in soils using Adobe Flash Player program, seeking to help the students not only in understanding and mastery of the proposed content but mainly in developing their ability to use information and communication technologies in their learning process. The reference base of this research was meaningful learning by David Ausubel, in order to check the success of the proposal through the construction of graphic animation and knowledge related to the theme. The research was implemented ethnographic, and nature as the qualitative and quantitative methodology, applying questionnaires and making the record of activities. Data were graphed and analyzed, observing that the activity provided enabled the use of computational tools, generating positive prospects in meaningful learning of students, expanding your range of expertise, serving as support for further knowledge. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12241 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Célio do Nascimento Rodrigues.pdf | Célio do Nascimento Rodrigues | 4.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.