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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12243
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | PROEJA: análise das percepções de professores quanto às práticas educacionais na perspectiva da inclusão social |
Autor(es): | Macedo, Carla Ribeiro |
Orientador(a): | Cupolillo, Amparo Villa |
Primeiro membro da banca: | Cupolillo, Amparo Villa |
Segundo membro da banca: | Amâncio, Cristiane Oliveira da Graça |
Terceiro membro da banca: | Costa, Adriana Alves Fernandes |
Palavras-chave: | PROEJA;Inclusão Social;Práticas Pedagógicas;Social inclusion;Pedagogical Practices |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 17-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | MACEDO, Carla Ribeiro. PROEJA: análise das percepções de professores quanto às práticas educacionais na perspectiva da inclusão social. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015. |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo geral analisar as possibilidades e dificuldades na implementação de práticas pedagógicas com perspectivas de inclusão social no curso Técnico em Agroindústria, Integrado ao Ensino Médio, modalidade PROEJA, a partir da percepção dos docentes. A pesquisa empírica, de caráter qualitativo, envolveu a aplicação de questionários aos professores do curso Técnico em Agroindústria, Integrado ao Ensino Médio, modalidade PROEJA. A análise documental teve como suporte teórico a base legal da EJA, Educação Profissional e Educação Básica, assim como os decretos do PROEJA e o Documento Base do MEC, SEMTEC, PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Ensino Médio. O referencial teórico teve como base as obras de Paulo Freire e José de Souza Martins, dentre outros autores que nos ofereceram fundamentos acerca de discussões em torno das Práticas Pedagógicas e da Inclusão Social. Inspiradas no Decreto Nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que promoveu alterações de ampliação da abrangência do PROEJA, e suscitou a necessidade de produção de novos documentos referenciais que pudessem se configurarem redes de colaboração de pesquisa acadêmica nos campos de produção de material educativo referencial para a elaboração de material didático.Esperamos, com a realização deste trabalho, contextualizar historicamente o processo de construção do PROEJA utilizando para o diálogo a legislação específica e alguns estudiosos da área, identificando e analisando a percepção dos docentes quanto às práticas pedagógicas adotadas no processo ensino-aprendizagem. Assim, deste modoinvestigando se as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes estão de acordo com a concepção estabelecida para o PROEJA numa perspectiva de inclusão social. |
Abstract: | This research proposes an analysis about the possibilities and difficulties in the implementation of teaching practices concerning social inclusion in the Technical Agroindustry Course, which is linked to the PROEJA mode (National Program of Integration between Professional and Basic Education in Youth and Adult Education Mode - Professional Technical Education / High School) from the perspective of teachers. Empirical qualitative research involved the application of questionnaires to teachers which work with the course cited previously. The documentary analysis had as theoretical support the legal basis of EJA (Youth and Adult Education Mode), Professional and Basic Education, as well as PROEJA decrees and the MEC, SEMTEC, PROEJA Base Document. As bibliography, Paulo Freire, José de Souza Martins, among others, composed the theoretical framework, in order to construct the discussions around the Pedagogical Practices and Social Inclusion. Inspired by the Decree No. 5840 of 13 July 2006, which promoted changes when it comes to the PROEJA expansion and concerning the need to produce new documents that could constitute academic research in material production fields for developing teaching materials, we aim to contextualize the PROEJA construction process through specific laws and theorists, identifying and analyzing the teachers’ perspective when it comes to pedagogical practices adopted in the teaching-learning process and investigating whether these practices maintain a relationship with the PROEJA guidelines, inside a social inclusion perspective. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12243 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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