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Tipo do documento: Dissertação
Título: Do campus ao campo: tecendo a manta da comunicação na memória do programa “Momento Rural”
Título(s) alternativo(s): From campus to field: weaving a plaid communication program in memory "rural moment"
Autor(es): Cherias, Edna Izabel
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Teixeira, Lia Maria
Terceiro membro da banca: Silva, Márcio Sales da
Palavras-chave: Comunicação;Memória;História oral;História;Educação Agrícola;communication;memory;Oral history;History;Agricultural education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 1-Set-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: CHERIAS, Edna Izabel. Do campus ao campo: tecendo a manta da comunicação na memória do programa “Momento Rural”. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo resgatar a memória do vídeo intitulado Programa Momento Rural, construído e veiculado no período de 1994 a 1996, que surgiu como ação de comunicação da UFRPE. Buscamos entrelaçar o passado rememorado com a atualidade das tecnologias dos meios de comunicação em contextos rurais no estado de Pernambuco. Verifica-se que diante de particularidades específicas mesmo inserido na zona rural nem todo homem é um pequeno produtor, mas se articula diferentemente com a dinâmica cultural urbana, possui seu modo específico de assimilar, produzir cultura e construir conhecimento. Diante dessas evidências persiste a necessidade da UFRPE direcionar suas pesquisas ao homem rural, especificamente no estado de Pernambuco, adaptando o texto científico à linguagem popular a fim de facilitar sua compreensão. Através da metodologia da História Oral (Thompson, 1988 e demais teóricos), resgatamos a construção social da realidade (Berger e Luckman, 2008) do Programa Momento Rural buscando suas lacunas e contribuições na percepção dos sujeitos envolvidos nesta ação de comunicação. Percebe-se que ao atuar como construtora do conhecimento direcionado à área rural, a UFRPE disponibiliza informações à população no âmbito urbano, acadêmico e científico, deixando de lado uma parcela da sociedade – o homem rural. Observamos a importância de repensar esse ambiente como propicio para novas habilidades na arte de comunicar que cumpra o papel de socialização de uma manta de conhecimento oriundo da UFRPE à espera de circulação. Evidencia-se, até à atualidade, a necessidade da UFRPE direcionar suas pesquisas ao homem rural, especificamente no estado de Pernambuco. Passados vinte anos, reconstituir o projeto político e metodológico através da memória do Programa Momento Rural poderá se constituir como ação fundamental para elaboração de estratégias de acesso que visem a socialização do conhecimento produzido na UFRPE, direcionado ao homem rural como receptores finais de suas políticas de comunicação.
Abstract: This research aimed to rescue the memory of the video named Programa Momento Rural built and aired from 1994 to 1996 that emerged as a communication action to UFRPE. We seek to interlace the past recollected with the current technologies of the media in rural contexts in the State of Pernambuco. It is verified in specific features even inside in rural zone, neither all people is a small producer, but they articulate differently with the dynamics of urban culture, so they have their own specific way to assimilate, produce culture and build knowledge. On the other hand, viewing these evidences, it persists the necessity of the UFRPE to direct research to the rural man, specifically in Pernambuco State, adapting the scientific text to the popular language in order to intend be more comprehensive. Through oral history methodology (Thompson, 1988 and others theoretical), we rescue a social construction of reality (Berger and Luckman, 2008) of Programa Momento Rural seeking for its shortcomings and contributions on subject perceptions involved in this action of communication. It is noticed that actuate as an acknowledgement constructor aiming the rural area, UFRPE offers information to the population in the urban, academic and, scientific framework, leaving aside a portion of society - the rural people. We observed the importance of think again about this environment as propitious to new strategies of communication that fulfills the socialization role of a knowledge plaid arising from UFRPE waiting circulation. It is evident, nowadays, the requirement of UFRPE to head its research to rural people, specifically in Pernambuco State. After twenty years, rebuild a political and methodological project through the memory of Programa Momento Rural could constitute a fundamental action to elaborate strategies of access that aim socialization of produced knowledge at UFRPE, directing to rural man as final receptor of communication policies.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12256
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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