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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12272
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A química no curso técnico em alimentos do Instituto Federal do Amapá – campus Macapá: uma abordagem interdisciplinar nas componentes curriculares técnicas |
Otros títulos: | The Chemistry in the course Technician in Food of the Federal Institute of Amapa - Macapa Campus: an interdisciplinary approach for the technical curriculum components |
Autor: | Gomes, Jorge Emílio Henriques |
Orientador(a): | Porte, Luciana Helena Maia |
Primeiro membro da banca: | Porte, Luciana Helena Maia |
Segundo membro da banca: | Gregório, Sandra Regina |
Terceiro membro da banca: | Cardoso, Marisa Helena |
Palabras clave: | Educação;Ensino de Química;Interdisciplinaridade;Ensino Técnico;Education;Chemistry education;Interdisciplinary;Technical education |
Área(s) do CNPq: | Educação Química |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 31-mar-2015 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | GOMES, Jorge Emílio Henriques. A química no curso técnico em alimentos do Instituto Federal do Amapá – campus Macapá: uma abordagem interdisciplinar nas componentes curriculares técnicas. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015. |
Resumen: | O presente trabalho de pesquisa relata a importância na educação do ensino de Química a partir da abordagem interdisciplinar no curso Técnico em alimentos, tendo como objetivo de compreender a partir da investigação a cerca da superação da racionalidade técnica e a correlação no processo de ensinar e de aprender, voltada ao desenvolvimento de competências capazes de promover mudanças, frente à complexidade educativa das componentes técnicas especificas no Curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFAP/Câmpus Macapá. A pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa foi realizada com os alunos da turma do 3º ano do Curso Técnico em Alimentos, onde foram aplicados questionários e realizadas entrevistas tanto com os alunos, quanto com os professores. Também foram realizadas entrevistas com os professores que lecionam a componente curricular Química e os professores da área técnica, todos atuantes no curso técnico em Alimentos. Concomitantemente, foi realizado o estudo pormenorizado das matrizes do curso, através de sua perspectiva e abordagens interdisciplinares, finalizando o levantamento através de quais conteúdos são relevantes ao entendimento dos alunos, que são importantes para o seu aprendizado, compreensão e apreensão da Química frente aos conhecimentos das componentes técnicas curriculares. Nesse estudo, foi desenvolvida a categorização das perguntas, onde as respostas foram selecionadas por relevância de maturidade e percepção do nível de importância do curso pelos alunos, que serviram de suporte para análise e discursão e melhor entendimento do pesquisador e sua formulação de resultados. Desvelam alguns resultados como: a necessidade de práticas experimentais em espaços apropriados para o entendimento e compreensão dos entes Químicos; a relação direta do conhecimento Químico com os conhecimentos técnicos; a necessidade de constantes correlações entre a Química e o ensino das componentes técnicas além de outros fatores. Também foi observado a partir das entrevistas com os professores que em sua maioria interpreta e afirmam que o currículo como se apresenta atende perfeitamente ao ensino médio regular, contrariando o que é recomendado pelas Diretrizes Curriculares Gerais e outros documentos legais, pois trata-se de cursos técnico integrado ao ensino médio. Com este estudo foi possível compreender e mostrar como a interdisciplinaridade deveria contribuir de maneira a facilitar o processo de ensinar e aprender Química e de sua importância na formação do futuro Técnico em Alimentos que o Instituto Federal do Amapá – IFAP / Câmpus Macapá coloca a disposição para o mercado de trabalho. |
Abstract: | This research paper describes the importance of Chemistry teaching in Education concerning the interdisciplinary approach in the technical course in food, with the objective of understanding, within the research, the overcoming of technical rationality and the correlation in the process of teaching and learning, focused on the development of skills that produce change, facing educational complexity of specific technical components in the Technical Course in Food of the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFAP / Campus Macapa. The research, both qualitative and quantitative, took place with the students in 3rd year High School Technical Course in Food, and to whom were applied questionnaires and interviews along with the teachers. There were also interviews with teachers who teach the curricular component Chemistry and with the technical area teachers, all acting in the course. Concomitantly, a detailed study of the courses matrices was accomplished, through their perspective and interdisciplinary approaches, fulfilling the survey on which content is relevant to the understanding of the students, which are important for learning, understanding and comprehension of Chemistry facing the knowledge of the curriculum technical components. On this study, it was designed a categorization of questions to which the answers were selected by maturity relevance and perceived level of importance of the course by the students, who served as support for analysis and increasing discussion and better understanding of the researcher and the results formulation. Some results appeared, such as the need for experimental practices in appropriate spaces for the understanding and comprehension of the Chemicals; the direct relation between Chemical knowledge and technical expertise; the need for constant correlations between the chemistry and the teaching of technical components and other factors. It was also noted from interviews with teachers, that most of them interpret and claim that the curriculum, as it stands, perfectly meets the high school regular demands, counteracting what is recommended by the General Curriculum Guidelines and other legal documents, because it is the integrated high school technical courses. With this study it was possible to understand and show how interdisciplinarity should contribute in such a way to facilitate the process of teaching and learning Chemistry and its importance in the education of the future Technician in Food that the Federal Institute of Amapá - IFAP / Macapa campus makes available to the labor market. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12272 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
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