Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12278
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aspectos coesivos na produção de artigos acadêmicos no curso tecnológico do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba
Otros títulos: Cohesive aspects in the production of academic articles in the technological course at the Federal Institute of Alagoas - Campus Satuba
Autor: Silva, Manoel Santos da
Orientador(a): Salgado, Maria das Graças de Santana
Palabras clave: Elos coesivos;produção textual;gêneros textuais;cursos tecnológicos;Cohesive Ties;Textual Production;Textual Genres
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 19-sep-2011
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SILVA, Manoel Santos da. Aspectos coesivos na produção de artigos acadêmicos no curso tecnológico do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba. 2011. 49 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Resumen: O uso inadequado dos chamados elos coesivos mostra grandes lacunas de conhecimentos considerados cruciais para uma escrita acadêmica coerente. Na tentativa de contribuir para uma reflexão sobre esse problema, a presente pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo analisar o uso dos elementos coesivos a partir de textos acadêmicos produzidos por alunos do Curso Tecnologia em Laticínios, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba e por outros especialistas na área. Para tanto serão utilizados alguns conceitos teóricos inseridos na área dos estudos sobre gêneros discursivos, destacando-se os conceitos de coesão e coerência textual. Este trabalho, ao cumprir seu objetivo, confirmará a importância da articulação adequada de elementos coesivos para a produção textual do público foco.
Abstract: Inappropriate usage of linguistic elements such as the cohesive ties indicates gaps of knowledge considered crucial for the production of a coherent academic writing. In the attempt to contribute with a reflection on this matter, the present qualitative research aims at analyzing the use of cohesive ties by means of the analysis of academic texts that have been produced by students of the Curso Tecnologia em Laticínios do Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba, and by other specialists on the area. The theoretical framework is supported by studies on discursive and textual genres, highlighting the concepts of textual cohesion and coherence. Results confirm the relevance of the articulation of cohesive elements for the textual productions of the audience in focus.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12278
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2011 - Manoel Santos da Silva.pdf2011 - Manoel Santos da Silva3.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.