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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12320
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Contribuições à Educação de Jovens e Adultos na área prisional através do lócus ambiental: curso de agentes de reflorestamento |
Otros títulos: | Contributions to Education for Youth and Adults in the prison through the environmental locus: Travel agents reforestation. |
Autor: | Parajara, Tarci Gomes |
Orientador(a): | Soares, Ana Maria Dantas |
Primeiro membro da banca: | Monteiro, Rosa Cristina |
Segundo membro da banca: | Julião, Elionaldo Fernandes |
Palabras clave: | Ressocialização; ;;Educação Ambiental;Reflorestamento;Resocialization;Environmental Education;Reforestation |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 28-feb-2013 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | PARAJARI, Tarci Gomes. Contribuições à Educação de Jovens e Adultos na área prisional através do lócus ambiental: curso de agentes de reflorestamento. 2013. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Resumen: | Esta dissertação teve como objeto o estudo da experiência de qualificação profissional, em nível de formação inicial, de um curso de extensão universitária oferecido pela UFRRJ, e realizado por indivíduos em situação de privação da liberdade. Trata-se de uma parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro – CEDAE, visando o replantio das matas ciliares do rio Macacu, que ocorreu desde 2007. Buscou-se verificar como as ações desse projeto contribuíram para o processo de ressocialização dos sujeitos envolvidos. Tendo como base conceitual a educação ambiental crítica, e foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas semi estruturadas com egressos do curso e constatou-se, através da técnica de análise de conteúdo, as mudanças auto percebidas, a construção de novos valores afetivos e sociais, a recuperação da autoestima e a identificação com a área ambiental e com a nova profissão. Para as análises foram utilizados os fundamentos teóricos nas áreas de interface da proposta, quais sejam: a Educação Ambiental, a Profissional, e a Educação de Jovens e Adultos, além da Prisional. |
Abstract: | This work had as its object the study of the experience of professional qualification at the level of initial training, a university extension course offered by UFRRJ, and directed by individuals in a situation of deprivation of liberty. It is a partnership with the State Company for Water and Sewage of Rio de Janeiro - CEDAE, aiming replanting riparian forests Macacu river, which has occurred since 2007. We attempted to verify how the actions of this project contributed to the process of socialization of the subjects involved. Based on the conceptual critical environmental education, and we performed a qualitative study using semi-structured interviews with graduates of the course and it was found, using the technique of content analysis, the changes perceived self, the construction of new values affective and social recovery of self-esteem and identification with the environmental area and the new profession. For the analysis we used the theoretical foundations in the interface areas of the proposal, namely: Environmental Education, the Vocational, Education and Youth and Adult Correctional beyond. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12320 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
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