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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA
Otros títulos: Pedagogy of Alternation: education and nature in rural familiar houses of the Tocantina region, PA
Autor: Portilho, Edilene Santos
Orientador(a): Magalhães, Luís Mauro Sampaio
Primeiro coorientador: Santos, Ana Cristina Souza
Palabras clave: pedagogia da alternância;meio rural;casas familiares rurais;natureza.;alternation pedagogy;rural sphere;rural familiar houses;nature.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 11-abr-2008
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: PORTILHO, Edilene Santos. Pedagogia da Alternância: educação e natureza em casas familiares rurais da região Tocantina, PA. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Resumen: Esta dissertação é um estudo preliminar de três Casas Familiares Rurais de Tucuruí, de Cametá e de Igarapé-Miri, municípios localizados na Amazônia Oriental no estado do Pará. As Casas Familiares Rurais são experiências de instituições autônomas - não governamentais - de educação rural geridas por grupos de famílias lavradoras. A primeira parte da dissertação cita um contexto histórico de conflitos socioambientais, em que surgiram as primeiras experiências educativas na região, e a caracterização da pedagogia educacional adotada pelas instituições em estudo. A segunda trata de peculiaridades culturais que caracterizam a relação homem-natureza das famílias lavradoras que têm ligação direta com as Casa Familiares Rurais. As percepções aqui descritas foram sistematizadas a partir de vivências realizadas no período de 2006 e 2007 com as famílias lavradoras das localidades especificadas. Este trabalho visa relatar e iniciar uma reflexão sobre o complexo caminhar destes futuristas lavradores, construtores e mantenedores das Casas Familiares Rurais. Estas se constituem em uma experiência autônoma de construção coletiva do presente e de projeção de futuro; ambiente de conflitos, diálogos e acesso às novas tecnologias e aos conhecimentos tradicionais, trabalhados através da pedagogia de alternância.
Abstract: This dissertation is a preliminary study of three Rural Familiar Houses of Tucuruí, Cametá and Igarapé-Miri, municipalities located in the Eastern Amazon in Pará State. The Rural Familiar Houses are autonomous institutions experiences - non governmental - of rural education managed by groups of agriculturist families. The first part of this dissertation cites a historical context of socio-environmental conflicts where had emerged the first educative experiences in the region and the educational pedagogy characterization adopted by the studied institutions. The second one refers to cultural peculiarities that characterize the relation human-nature of agriculturist families directly attached to the Rural Familiar Houses. The perceptions described here had been systemized from life experiences carried through in the period of 2006 and 2007 with agriculturist families from the specified locations. This is an attempt to mention part of the complex walk of futurist agricultural workers, therefore, constructors and keepers of the Rural Familiar Houses: an autonomous experience of collective construction of the present and a projection of the future; place of conflicts, dialogues and access to new technologies and to traditional knowledge by a specific pedagogy.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12417
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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