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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12434
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Diagnóstico e perspectivas de desenvolvimento sócio-educacional dos assentados rurais da comunidade de Vila Nova, Santa Rosa do Sul - SC e a participação do IFECTC - Campus Sombrio |
Otros títulos: | Diagnosis and prospects of socio-educational development of rural settlers in the community of Vila Nova, Santa Rosa do Sul - SC and the participation of IFECTC - Campus Sombrio |
Autor: | Reinke, Adalberto |
Orientador(a): | Costa Neto, Canrobert Penn Lopes |
Palabras clave: | diagnóstico;educação para o homem do campo;assentamento rural;diagnosis;education for the countryman;rural settlement. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 11-nov-2009 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | REINKE, Adalberto. Diagnóstico e perspectivas de desenvolvimento sócio-educacional dos assentados rurais da comunidade de Vila Nova, Santa Rosa do Sul - SC e a participação do IFECTC - Campus Sombrio. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
Resumen: | Nosso objetivo geral foi diagnosticar a comunidade de Vila Nova, no Município de Santa Rosa do Sul - SC, em termos sócio-educacionais; e os objetivos específicos foram: realizar o levantamento das necessidades da comunidade, identificar as possíveis questões que impeçam ou inviabilizem o desenvolvimento local e subsidiar futuras ações de desenvolvimento da comunidade. A comunidade de Vila Nova, próxima à instituição, foi a área escolhida para ser diagnosticada, nesta Dissertação, por ser uma comunidade muito carente e que busca a melhoria de vida dos assentados rurais ali estabelecidos. É apenas de maneira participativa e dialógica que a instituição de ensino pode se propor a apoiar a comunidade a enfrentar os seus problemas da forma mais adequada à sua realidade particular. A pesquisa participante contribui diretamente para a resolução de problemas de interesse coletivo. As famílias do assentamento rural de Vila Nova e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio são os protagonistas. Sessenta e seis famílias residem no assentamento de Vila Nova, distribuídas numa agrovila, onde ocupam um pequeno lote urbano que é destinado também para o cultivo de hortaliças e a criação de pequenos e médios animais para subsistência. Os lotes rurais, com área média de dez hectares, se localizam ao redor da agrovila. Muitos residentes não possuem mais, ou nunca possuíram, um lote rural. Temos como meta realizar a pesquisa participativa, que é a condição ideal para realização de um bom diagnóstico, e por conseqüência ter o apoio da comunidade escolhida para que se sinta envolvida e compartilhando com os mesmos objetivos e a firme busca da melhoria de seu lugar de vivência. Para a coleta de dados aplicaremos um questionário, entrevistaremos os líderes, faremos anotações baseadas em observações in loco e registraremos o cotidiano em fotografias. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio, instituição de ensino predominantemente agrícola da região do extremo sul de Santa Catarina, auxilia a promover o desenvolvimento local e a busca da melhoria da qualidade de vida da região de abrangência. No entanto, para realizar estas colaborações, faz-se necessário que se disponha de conhecimento maior da realidade local para subsidiar futuras ações de apoio. A dissertação consta de quatro capítulos assim denominados: o primeiro, que vem após a introdução, é uma busca de referencial teórico sobre Educação para o Trabalho; O segundo mostra a localização e o histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio; O terceiro capítulo descreve e busca o referencial teórico sobre a população rural, assentamentos, histórico e localização do Assentamento de Vila Nova e o diagnóstico realizado no referido assentamento; O quarto capítulo apresentará a participação do Instituto no processo de desenvolvimento sócio-educacional dos assentados rurais de Vila Nova. Logo após estão a conclusão da pesquisa, depois as referências bibliográficas e, por fim, os anexos. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12434 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
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