Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12438
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Novo Perfil Profissional do Gestor de Instituição Federal de Ensino Superior, Considerando o Impacto das Políticas Governamentais
Otros títulos: The new professional profile of the manager of a higher education federal institution, considering the impact of government policies.
Autor: Prades Filho, Miguel Badenes
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Paula, Lucilia Augusta Lino de
Segundo membro da banca: Tuttmann, Malvina Tânia
Palabras clave: Tecnologia da Informação;Gestão Pública;Avaliação Institucional;Information Technology;Public Management;Institutional Evaluation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 17-sep-2010
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: PRADES FILHO, Miguel Badenes. O Novo Perfil Profissional do Gestor de Instituição Federal de Ensino Superior, Considerando o Impacto das Políticas Governamentais. 2010. 28 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: O trabalho em questão tem por objetivo contemplar o cenário institucional do serviço público federal, nas Instituições Federais de Ensino Superior, em relação aos movimentos, de iniciativa governamental, promovidos no sentido da mudança de seu modelo de gestão. Fundamentando-se em um estudo de caso, o referido cenário é analisado ao longo de uma gestão em que são ressaltados os eventos de intervenção do gerenciamento do sistema de informação. Considerando que o ambiente que serve ao presente estudo de caso, além de pertencente ao âmbito da administração pública federal, está inserido na área de educação, também são analisados os impactos das políticas governamentais de avaliação institucional, considerando sua importância estratégica para a gestão institucional. A conclusão do estudo visa oferecer uma contribuição em termos de um melhor entendimento do referido cenário e sua influência no delineamento de um novo perfil de gestor de instituição pública federal diante dos avanços da tecnologia da informação e das implicações da avaliação institucional.
Abstract: This work aims to address the institutional scenario of the federal public service in the Federal Institutions of Higher Education, relating to movements of government initiative, promoted to the change its management model. Based on a case study, the scenario is analyzed along a management where the events of intervention of the management information system are highlighted. Considering that the ambient of this case study, besides belonging to the scope of the federal government management, is inserted in the education area, where also analyzed the impacts of government policies of institutional evaluation, given its strategic importance to the institutional management. The conclusion of the study aims to provide a contribution in terms of a better understanding of the scenario and its influence on the design of a new profile manager of federal public institution before the advances of information technology and the implications of institutional evaluation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12438
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2010 - Miguel Badenes Prades Filho.pdf2010 - Miguel Badenes Prades Filho253.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.