Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12452
Tipo do documento: Dissertação
Título: As representações sociais de lixo dos educandos do Colégio Agrícola de Camboriú-CAC/SC
Otros títulos: Social representations of litter produced by the student body of Camboriú Agricultural College, Santa Catarina (Colégio Agrícola de Camboriú-CAC/SC)
Autor: Costa, Liliane Kobarg da
Orientador(a): Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
Palabras clave: consumo;educação ambiental;lixo;representação social;consumption;environmental education;littering;social representation.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 8-sep-2008
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: COSTA, Liliane Kobarg da. As representações sociais de lixo dos educandos do Colégio Agrícola de Camboriú-CAC/SC. 2008. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Resumen: A prática do descarte de lixo a céu aberto, principalmente por parte do educando, no ambiente escolar, foi o que motivou esta investigação. Neste sentido procuramos perceber a concepção de lixo dos educandos do CAC, seu comportamento em relação ao lixo e seu comprometimento enquanto cidadão pelas questões ambientais causadas pelo descarte inadequado deste objeto. E, para entendermos essa postura diante da interação do objeto pesquisado e os indivíduos, buscamos identificar as representações sociais de lixo dos educandos do Colégio Agrícola de Camboriú, bem como se a educação ambiental ministrada como disciplina contribui ou pode contribuir para formar ou modificar essas representações. O público alvo foram os educandos das primeiras e das terceiras séries dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática, concomitantes ao Ensino Médio. A metodologia utilizada para identificar as representações sociais de lixo dos educandos foi a análise do discurso embasada na perspectiva moscoviciana. Através da observação participante e da aplicação de um questionário, investigou-se as concepções de lixo dos educandos ao ingressarem na primeira série, bem como a concepção de lixo ao chegarem à terceira série. Pretendeu-se nesta análise identificar alguma modificação, reelaboração, releitura da representação social de lixo dos educandos dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática, pois reconhecemos a educação ambiental como um tema interdisciplinar, capaz de auxiliar e conduzir a construção de uma sociedade mais solidária, um cidadão mais comprometido e responsável socialmente e preocupado com a complexidade do fenômeno do consumo no mundo contemporâneo.
Abstract: This investigation was motivated by the practice of throwing away litter in the open air. In particular by those being educated in the school environment. In this sense, we are trying to work out what the CAC student body's (i) conception of litter is, (ii) their attitude towards litter and (iii) their commitment as citizens regarding environmental issues arising from the inadequate disposal of litter, the object under investigation. In order to better understand student posture towards this litter - individual interaction, we aim to identify any social representations in student littering at 'Colégio Agrícola de Camboriú'. We are also investigating if Environmental Education, taught as a school subject, contributes, or could contribute, to form or modify such representations. The target public was the first and third year students on technical courses in Agriculture and Livestock, also IT, both concomitant with High School. Discourse analysis based on the Moscovici perspective was used to identify social representations of student littering. By means of participant observation and the application of a questionnaire, (i) the conception of student littering on entering the first year as well as (ii) the conception of littering when reaching the third year, were investigated. The aim of this analysis was to identify any modification, reelaboration, and rereading of the social representation of student littering by those on the above mentioned courses. Our results recognise Environmental Education as an interdisciplinary theme capable of aiding and leading to the construction of a more solidary society, to citizens who are more committed and socially responsible, and concerned about the complexity of the phenomenon of consumption in the contemporary world.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12452
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2008 - Liliane Kobarg da Costa.pdfDocumento principal1.01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.