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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da estrutura física do Colégio Agrícola de Camboriú/SC: o uso da avaliação pós-ocupação em ambientes escolares
Título(s) alternativo(s): The analysis of the physical structure of Colégio Agrícola de Camboriú/SC: the pos-occupancy evaluation in scholar environments
Autor(es): Ungericht, Luiz Felipe
Orientador(a): Costa, Carlos Eduardo da Silva
Palavras-chave: APO;ambientes escolares;iluminação;POE;scholar environment;ilumination.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 8-Jul-2009
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: UNGERICHT, Luiz Felipe. Análise da estrutura física do Colégio Agrícola de Camboriú/SC: o uso da avaliação pós-ocupação em ambientes escolares. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Resumo: O estudo objetivou analisar as instalações físicas do Colégio Agrícola de Camboriú, buscando ferramentas que possibilitassem uma avaliação tanto quantitativa quanto qualitativa. Sendo assim, a metodologia escolhida advém da avaliação pós-ocupação (APO), pois leva em consideração, questões relacionadas ao comportamental e a técnica de todos os elementos de desempenho do ambiente construído, o que permitiu um confronto entre o levantamento técnico e a satisfação do usuário (professores, servidores e alunos dos diversos cursos técnicos). Durante a aplicação da APO constatou-se grande descontentamento com a iluminação das salas de aula. Neste sentido, os dados obtidos na APO foram confrontados com as normas brasileiras para que se chegasse a uma proposta corretiva do problema diagnosticado.
Abstract: This study had as objective to analyze the physical structure of Colégio Agrícola de Camboriú, searching tools that could allow and evaluation as quantitative as qualitative. As so, the chosen methodology comes from de pos-occupancy evaluation (POE), because it considerate behaviorist and technical evaluations of every elements related to the performance of the built environment, what allowed a confrontation between the technique data and the user satisfaction (teachers, works and students from several curses). During POE were observed a great unhappiness with the class rooms illumination. From that data confrontations with standardized rules and calculation were made to reach a corrective proposal to the appointed problems.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12459
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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