Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12460
Tipo do documento: Dissertação
Título: Criando novos espaços para o ensino no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira: usando o MOODLE com estudantes de informática
Otros títulos: Creating new spaces for education at the Agricultural College Senator Carlos Gomes de Oliveira: Using the MOODLE with students of information technology
Autor: Cidral, Emerson Rivelino
Orientador(a): Bairral, Marcelo Almeida
Palabras clave: ambiente virtual de aprendizagem;educação;Iinformática;MOODLE.;virtual nvironment for learning;education;information technology
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 10-oct-2008
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: CIDRAL, Emerson Rivelino. Criando novos espaços para o ensino no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira: usando o MOODLE com estudantes de informática. 2008. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Resumen: Esta pesquisa foi realizada com alunos do Curso Técnico em Sistemas de Informação do Colégio Agrícola de Araquari e contou com a cooperação de professores do curso através da utilização das ferramentas digitais disponibilizadas. O objetivo foi apresentar possibilidades inovadoras de comunicação com o MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Com este dispositivo foi criado o ambiente virtual utilizado com as turmas. Os resultados mostram que algumas ferramentas têm um impacto muito positivo na socialização e comunicação entre os estudantes, bem como entre esses e os professores, como foi o caso do Chat. Outras atividades, como a construção coletiva de texto, proporcionaram aos alunos uma experiência real de trabalho colaborativo em um grande grupo, onde as opiniões podem ser diferentes. O processo de elaboração deste tipo de texto pode promover a construção compartilhada do conhecimento.
Abstract: This research was conducted with students from the Information Technology Technical Course at Agricultural School in Araquari, Santa Catarina, in cooperation with teachers of the course, and through the use of available digital tools. The aim was demonstrate the innovative possibilities of communication with MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), an online course management system. Using this system, a virtual environment was used with the students. The results show that some tools had more positive impacts on the socialization and communication among students, as well as among students and teachers, such as the case of chat. Other activities, like the construction of collective text, allowed the students a real experience of collaborative work in a big group, where ideas can differ. The process of elaborating this kind of text might promote the shared construction of knowledge.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12460
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2008 - Emerson Rivelino Cidral.pdfDocumento principal2.97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.