Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12463
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Projetos de trabalho como estratégia metodológica no ensino profissional agrícola: um enfoque transdisciplinar |
Título(s) alternativo(s): | Projects of work as metodological strategy in the professional teaching agricultural: a transdisciplinarity focus |
Autor(es): | Luz, Everardo de Sousa |
Orientador(a): | Santos, Akiko |
Palavras-chave: | educação profissional;Pprojetos de trabalho;transdisciplinaridade;professional education;Wwork projects;transdisciplinarity |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 12-Mar-2009 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | LUZ, Everardo de Sousa. Projetos de trabalho como estratégia metodológica no ensino profissional agrícola: um enfoque transdisciplinar. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
Resumo: | O estudo objetivou analisar e avaliar as contribuições do método de projeto de trabalho na organização e articulação do conhecimento entre as diferentes disciplinas que compõe o curso técnico em agropecuária concomitante com o ensino médio do Colégio Agrícola de Floriano sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. O trabalho envolveu duas turmas que cursavam concomitantemente o terceiro módulo do curso técnico em agropecuária e a terceira série do ensino médio. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes (diagnóstico) e após (avaliação) à realização de uma atividade envolvendo o método de projetos de trabalho. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria dos alunos não percebe qualquer tipo de articulação entre o que é ensinado no ensino médio e a relação destes com sua formação profissional. Mostrou também que, não há por parte dos professores a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como estabelecer vínculos desse saber com outras disciplinas. Com o desenvolvimento do projeto, verificou-se uma mudança de postura do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela forma ativa com que participou das atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançadas e, sobretudo pelo caráter inovador do método em relação ao modelo tradicional. A globalização da informação, característica do trabalho com projetos, aproximou as diversas disciplinas em torno do tema de estudo, melhorando o processo de articulação disciplinar e minimizando a fragmentação do conhecimento. Os projetos de trabalho representam uma mudança conceitual na prática docente pela dinâmica e inovação que o método trás ao processo de ensino. |
Abstract: | The study aimed to analyze and evaluate the contributions of the work project method in the organization and articulation of knowledge among the different subjects that compound the technical course in agriculture and cattle raising concomitant with the high school of Colégio Agricola de Floriano under the optic of complex thought and transdisciplinarity. The work involved two classrooms that were taking concomitantly the third module of the technical course in agriculture and cattle raising and the third grade of high school. For this, it was utilized as tool of data gathering two questionnaires applied before (diagnostic) and after (evaluation) to the realization of an activity involving the work project method. The first part of the research revealed that the great majority of the students do not realize any kind of articulation between what is taught in high school and the relation of those with his/her professional formation. It was also proved that there is not by the teachers the necessary preoccupation in contextualize the knowledge, as well as establish bonds of this know with other subjects. With the development of the project, it was verified a change of the student attitude in relation to the process of teaching and learning, remarkably by the active way that they participated of the activities, by the autonomy and flexibility reached specially by the innovative character of the method in relation to the traditional model. The globalization of information, features of the work with projects, it approximated the different subjects around the theme of study, improving the process of disciplinary articulation and minimizing the fragmentation of knowledge. The projects of work represent a conceptual change in the docent practice by the dynamic and innovation that the method brings to the teaching process. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12463 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009 - Everardo de Sousa Luz.pdf | Documento principal | 1.03 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.