Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12497
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contextualização e interdisciplinaridade na utilização da Matemática no estudo de fenômenos climáticos e meteorológicos
Título(s) alternativo(s): Contextualization and interdisciplinaridade the use of Mathematics in the study of climatic and meteorological phenomena
Autor(es): Mendes, Aldemi Ferreira
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Palavras-chave: contextualização;fenômenos climáticos;interdisciplinaridade;contextualization;climatic phenomena;interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 24-Fev-2010
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: MENDES, Aldemi Ferreira. Contextualização e interdisciplinaridade na utilização da Matemática no estudo de fenômenos climáticos e meteorológicos. 2010. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Salinas, com a participação de um grupo de alunos da 2ª série do curso Técnico em Agropecuária, integrado ao ensino médio. Através de um estudo de dados climáticos e meteorológicos do município onde a escola está localizada, buscou-se mostrar para os alunos a aplicação dos conhecimentos matemáticos e estatísticos, estabelecendo conexão entre a teoria e a prática, de forma contextualizada e interdisciplinar. Além de avaliar a participação dos alunos e a contribuição do trabalho na formação dos mesmos, a pesquisa possibilitou também um diagnóstico parcial das variações climáticas no município, analisando as variáveis temperatura média, máxima, mínima e umidade relativa do ar de um período de trinta anos e precipitação pluviométrica num período de quarenta anos. Durante a realização da pesquisa, os alunos participaram de atividades práticas, utilizando conhecimentos matemáticos e de outras áreas, envolvendo principalmente as disciplinas de Agricultura e Informática.
Abstract: This research was conducted at the Federal Institute of Northern of Minas Gerais State - Campus Salinas, with the participation of a group of students from second grade of Farming Technician course, integrated into the school. Through a study of climate and weather data in the municipality where the school is located, we attempted to show students the application of mathematical and statistical knowledge, establishing connection between theory and practice, in a contextualized and interdisciplinary form. In addition to evaluating the students' participation and contribution of the research in their formation, the survey also allowed a partial diagnosis of climatic variations in the municipality, examining the variables mean temperature, maximum, minimum relative humidity for a period of thirty years and rainfall over a period of forty years. During the research, students participated in practical activities, using mathematical and other areas knowledge, mainly involving the disciplines of Agriculture and Informatics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12497
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010 - Aldemi Ferreira Mendes.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.