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Tipo do documento: Dissertação
Título: EQUOTERAPIA E PSICOMOTRICIDADE: o Brincar no processo educativo da criança com Transtorno do Espectro Autista
Otros títulos: EQUOTERAPY AND PSYCHOMOTRICITY: Play in the educational process of children with Autism Spectrum Disorder
Autor: Pereira, Bruna Nogueira
Orientador(a): Ramos, José Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Ramos, José Ricardo da Silva
Segundo membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Terceiro membro da banca: Copetti, Fernando
Palabras clave: Autismo;Educação Infantil;Equoterapia Educacional;Inclusão;Psicomotricidade Relacional;Autism;Child Education;Educational Equine Therapy;Inclusion;Relational Psychomotricity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 22-oct-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: PEREIRA, Bruna Nogueira. EQUOTERAPIA E PSICOMOTRICIDADE: O Brincar no processo educativo da criança com Transtorno do Espectro Autista. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumen: A inclusão educacional proporciona a promoção, a continuidade e o êxito da escolarização para todos. Essa escolarização inclusiva concerne à escola gerar práticas pedagógicas que podem deliberar processos de ensino/aprendizagem para estudantes com deficiências e/ou necessidades educacionais, incluídos os déficits de comunicação, nos aspectos sociais e comportamentais, com características restritas e estereotipias contíguas no que diz respeito aos estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Este estudo objetivou investigar, compreender e descrever o desenvolvimento da escolarização de um estudante com TEA, no ensino regular, a partir da Psicomotricidade via Equoterapia Educacional. Para tanto, o método utilizado foi um estudo de caso, de modo longitudinal, obtido por meio de uma abordagem qualitativa. A análise a partir de uma observação sistemática, com relatórios, arquivos escolares, laudos clínicos, apontamentos em diários de campo, recursos audiovisuais e entrevistas com a família e os agentes educacionais. A intervenção granjeou ações pedagógicas que cooperaram para o movimento de simbolização do praticante autista no meio escolar. A descrição das narrativas corpóreas do sujeito em foco observadas em campo foram elucidadas pelos pressupostos da Educação Psicomotora de Le Boulch, Fonseca, Aucouturier e Lapierre , nas ações estabelecidas sobre a função do outro na apropriação da cultura escolar do discente com autismo. Os dados comportaram a apreensão de que as estratégias equoterápicas para o desenvolvimento do praticante na escola foram inclusivas e as ações psicomotoras organizadas para que o mesmo se apropriasse da cultura escolar tornaram-se relevantes para sua permanência na escola. Com isso, o universo escolar se insere no mesmo e contextualiza a mediação educacional que realizou atividades lúdicas relacionais para promoção dos elementos psicomotores, sociais e da linguagem. Assim foi possível constatar, a partir da prática equoterápica, as desconstruções das barreiras excludentes, sobretudo relacionadas à escolarização, que incitam o sucesso da aprendizagem do estudante autista.
Abstract: Educational inclusion provides the promotion, continuity and success of schooling for all. This inclusive schooling concerns the school to generate pedagogical practices that can deliberate teaching / learning processes for students with disabilities and / or educational needs, including communication deficits, in social and behavioral aspects, with restricted characteristics and contiguous stereotypes with regard to students with Autistic Spectrum Disorders (ASD). This study aimed to investigate, understand and describe the development of schooling of a student with ASD, in regular education, from Psychomotricity via Educational Riding Therapy. For that, the method used was a case study, in a longitudinal way, obtained through a qualitative approach. Data analysis was performed based on systematic observation, with reports, school files, clinical reports, notes in field diaries, audiovisual resources and interviews with family and educational agents. This intervention led to pedagogical actions that cooperated for the autism practitioner symbolization movement, at the CAIC Paulo Dacorso Filho municipal school, located in Seropédica / RJ. The description and analysis of the subject's body narratives observed in the field were elucidated by the assumptions of Psychomotor Education by Le Boulch, Fonseca, Aucouturier, Lapierre and collaborators, mainly, in the actions established on the role of the other in the appropriation of the student's school culture with autism. The data involved the apprehension that the equotherapeutic strategies for the development of the practitioner in the school were inclusive and the psychomotor actions organized so that he appropriated the school culture became relevant to his permanence in the school. With that, the school universe is inserted in it and contextualizes the educational mediation that carried out relational playful activities to promote psychomotor, social and language elements. Thus, it was possible to verify, from the equotherapic practice, the deconstructions of exclusionary barriers, mainly related to schooling, which incite the learning success of the autistic student.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12575
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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