Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12606
Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção de casas no Araçá e a valorização da cultura na educação escolar indígena.
Otros títulos: The building of houses in Araçá community and the valorization of culture in indigenous school education
Autor: Silva, Enilza Rosas da
Orientador(a): Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Primeiro coorientador: Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Segundo membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Terceiro membro da banca: Santos, Roseli Bernardo Silva dos
Palabras clave: Construções;Indígenas;Ajuri;Etnomatemática;Building;Indigenous people;Ajuri;Ethnomathematics
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 22-oct-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SILVA, Enilza Rosas da. A construção de casas no Araçá e a valorização da cultura na educação escolar indígena.. 2018. 116 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .
Resumen: O trabalho analisa os conhecimentos das construções da Comunidade Araçá, na valorização da cultura, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas. O objetivo dessa pesquisa foi identificar as contribuições de técnicas na edificação de seus ambientes de convívio, as condições ambientais e sustentáveis da comunidade que podem ser utilizados no ensino e aprendizagem na Educação Escolar Indígena. Verificar a importância do trabalho coletivo na construção das casas, denominado ajuri, fundamental para a caracterização e formação organizacional, por mutirões entre os moradores. Investigar os conhecimentos técnicos das construções na arquitetura indígena através da etnomatemática no formato, cobertura e estruturas. Diante disso, foi necessário desenvolver uma pesquisa com ações relacionadas ao cotidiano escolar, enfatizando a importância dos conhecimentos nas construções das moradias na Comunidade Araçá e a valorização cultural e ambiental. A metodologia aplicada teve como paradigma os saberes matemáticos locais, que foram trabalhados em sala de aula através da etnomatemática, que incluem noções da geometria, estudos dos ângulos, quantificação de matéria prima e sistema estrutural. Ressaltaram-se os conhecimentos do período apropriado e o manejo adequado dos recursos vegetais empregados na arquitetura das moradias, assim como as práticas grupais. Como resultado das atividades, construíram-se as figuras geométricas através de desenho, pintura, recorte e colagem, bem como a execução de maquete de uma habitação tradicional da Comunidade Araçá
Abstract: The paper analyzes the knowledge of building in the Araçá Community, the valorization of culture, the teaching and learning processes in indigenous schools. The goal of this research was to identify the contributions of the techniques in the construction of their living environments, the environmental and sustainable conditions of the community that can be used in teaching and learning in Indigenous School Education. To verify the importance of the collective work in the building of houses, denominated ajuri, fundamental for the characterization and organizational formation, by fellowship among the residents. Investigate the technical knowledge of building in indigenous architecture through ethnomathematics in the format, coverage and structures. Therefore, it was necessary to develop a research with actions related to school daily life, emphasizing the importance of knowledge in building of houses in Araçá Community and cultural and environmental valorization. The methodology applied was based on the local mathematical knowledge, which was worked in the classroom through ethnomathematics, which includes notions of geometry, angles studies, raw material quantification and structural system. It was emphasized the knowledge of the adequate period and the management appropriate management of the vegetal resources used in the architecture of the dwellings, as well as the group practices. As result of the activities, the geometric figures were constructed through drawing, painting, trimming and gluing, as well as the execution of a model of a traditional Araçá Community dwelling
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12606
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018 - Enilza Rosas da Silva.pdfEnilza Rosas da Silva42.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.