Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12633
Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação indígena na Educação Escolar Indígena por meio de projetos
Other Titles: The indigenous education in Indigenous School Education through projects
Authors: Surui, Gamalonô
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Segundo membro da banca: Mesquita, Mônica Maria Borges
Keywords: Projeto Mais Educação;Educação Indígena;Educação Escolar Indígena;Paiter Suruí;More Education Project;Indigenous Education;Indigenous School Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 2-May-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SURUI, Gamalonô. A educação indígena na educação escolar Indígena por meio de projetos. 2018. 42f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Abstract: A educação escolar indígena é uma das temáticas educacionais que têm avançado muito em discussões e reflexões nos últimos anos. Progressos consideráveis têm sido alcançados na direção de uma educação escolar indígena bilíngue, diferenciada, intercultural, comunitária, produzida pelos membros da própria etnia, mas muito ainda há que se fazer. O projeto Mais Educação na aldeia Paiter linha 09 da etnia Paiter Suruí deu uma grande contribuição nesse sentido. A pesquisa que apresentamos nessa dissertação aborda esse projeto e as contribuições que ele deu à educação escolar indígena Paiter. Trata-se de uma pesquisa etnográfica com abordagem qualitativa, consistindo de observações do cotidiano da aldeia, entrevistas com liderança, sabedores, alunos e membros da comunidade, e desenvolvimento de atividades na educação indígena e na educação escolar indígena, na aldeia Paiter linha 09, em Cacoal – RO, com registros fotográficos, em vídeos e diário de campo. O objetivo foi investigar a importância do projeto Mais Educação, para a educação escolar indígena Paiter. Os resultados obtidos apontam para a aceitação do projeto por parte da comunidade e a contribuição do mesmo para a aprendizagem significativa dos alunos indígenas da escola indígena Izidoro de Souza Meireles.
Abstract: Indigenous school education is one of the educational themes that have advanced much in discussions and reflections in recent years. Have been made considerable progress towards a bilingual, differentiated, intercultural and community indigenous school education produced by members of the ethnic group, but much remains to be done. The More Education Project, in the Paiter village, line 09, of the Paiter Suruí ethnic group made a great contribution in this regard. The research that we present in this dissertation approaches this project and the contributions that it gave to the indigenous school education Paiter. This is an ethnographic research with a qualitative approach, consisting of daily observations of the village, interviews with leaders, learners, students and members of the community, and development of activities in indigenous education and indigenous school education, in Paiter village, line 09, Cacoal – RO, with photographic records in videos and field diary. The goal was to investigate the importance of the More Education Project, for the indigenous school education Paiter. The results obtained point to the acceptance of the project by the community and the contribution of the same to the meaningful learning of the indigenous students of the Izidoro de Souza Meireles indigenous school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12633
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Gamalonô Surui.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.