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Tipo do documento: Dissertação
Título: A percepção da comunidade escolar sobre o Instituto Federal do Amazonas campus Tabatinga: realidades e perspectivas
Título(s) alternativo(s): The perception of the school community about the Instituto Federal do Amazonas campus Tabatinga: realities and perspectives
Autor(es): Graça, Luziray Barbosa
Orientador(a): Gregório, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Gregorio, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Bastos, Ana Mena Barreto
Terceiro membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Quarto membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Palavras-chave: Tríplice Fronteira;Discente;Ensino Técnico;Triple Border;Student;Technical Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 28-Jun-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: GRAÇA, Luziray Barbosa. A percepção da comunidade escolar sobre o Instituto Federal do Amazonas campus Tabatinga: realidades e perspectivas. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.
Resumo: A presente dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito do município de Tabatinga, interior do estado do Amazonas, localizado na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru. Abordou-se, a princípio, informações relativas à região fronteiriça, destacando as relações educacionais, políticas, econômicas e sociais entre os países. Além disso, o estudo ressaltou a implantação dos Institutos Federais, criados através da Lei 11.892/08, e a atuação do IFAM desde sua instalação na cidade de Tabatinga. Teve como objetivo geral a compreensão da percepção da comunidade escolar sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) campus Tabatinga, tecendo uma análise pautada nas visões de alunos internos e externos ao Instituto. No primeiro momento, o foco do trabalho concentrou-se na apresentação do IFAM campus Tabatinga à comunidade escolar tabatinguense, considerando a oferta da educação técnica profissional à população. No segundo momento, a pesquisa destacou a percepção da comunidade escolar quanto à formação no Instituto Federal, implantado no município. A proposta foi desenvolvida através de uma pesquisa exploratória com abordagens qualitativa e quantitativa, utilizando-se a investigação bibliográfica, documental e o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados a observação participante e o uso de questionários. Assim, através da análise do estudo, considerou-se que a realidade vivenciada pela comunidade escolar de Tabatinga, bem como as perspectivas desses estudantes, compõe aspectos que possibilitam a discussão e o planejamento de estratégias capazes de intensificar ações positivas em prol do processo de evolução educacional, sanando também os entraves que dificultam o crescimento local, norteando as questões definidoras dos rumos da instituição e da região.
Abstract: This dissertation is the result of a survey conducted in the city of Tabatinga, interior of the State of Amazonas, located in the triple border Brazil, Colombia and Peru. If addressed, in principle, consistent information to the border region, highlighting the educational, political, economic and social relations between the countries. In addition, the study highlighted the implementation of the Federal Institutes, created by Law 11.892/08, and the operation since its installation in the city of Tabatinga. Its general objective is to understand the perception of the school community about the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) - campus Tabatinga, weaving an analysis guided the views of internal and external students at the Institute. At first, the focus of the work focused on the presentation of the IFAM campus Tabatinga to tabatinguense school community, considering the offer of vocational technical education to the population. In the second phase, the research highlighted the perception of the school community about the training at the Federal Institute, established in the municipality. The proposal was developed through an exploratory research, with qualitative and quantitative approaches, and using the literature research, document and case study. As data collection instruments were used participant observation and questionnaires. So with the analysis of the study, we believe that the reality experienced by the school community of Tabatinga, and the prospects of these students make up aspects that enable discussion and planning strategies capable of enhancing positive actions for the educational development process, also remedying the obstacles that hinder local growth, guiding the defining issues of the direction of the institution and the region.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12657
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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