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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação profissional na perspectiva da agricultura familiar no município de Confresa – Mato Grosso
Título(s) alternativo(s): Vocational education on perspective for family agriculture in the municipality of Confresa - Mato Grosso
Autor(es): Santos, Aélcio Vander dos
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Segundo membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Terceiro membro da banca: Amâncio, Cristhiane Oliveira da
Palavras-chave: Educação Profissional;Agricultura Familiar;Sustentabilidade;Vocational Education;Family Agriculture;Sustainability
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 23-Set-2013
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: SANTOS, Aélcio Vander dos. Educação profissional na perspectiva da agricultura familiar no município de Confresa - Mato Grosso. 2013. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Resumo: O objetivo desta dissertação foi compreender as realidades vividas no âmbito do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa por alunos e familiares e suas perspectivas com relação às possibilidades de contribuição deste curso para a sustentabilidade da agricultura familiar do município de Confresa. Este município que atualmente possui quinze projetos de assentamentos (PA) da reforma agrária, nos quais, vivem e trabalham mais de 5.500 famílias de agricultores familiares, foi fundado no início dos anos 1990, num contexto de (re) ocupação da região Norte Araguaia por trabalhadores rurais de várias parte do país que buscavam um pedaço de terra onde pudessem trabalhar e sobreviver. Para estes trabalhadores, que vem enfrentando problemas econômicos, sociais e políticos, a implantação do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa e a oferta do curso Técnico em Agropecuária, foi vista como uma grande conquista para esta região. Neste trabalho tratou-se a educação formal como um instrumento capaz de propiciar aos indivíduos as condições necessárias para a transformação da sociedade; buscou-se compreender as relações entre a educação geral, a educação profissional agrícola e a agricultura familiar ao longo da história do Brasil; verificou-se as relações entre o perfil profissional proposto no Projeto Pedagógico do curso Técnico em Agropecuária e as demandas regionais.
Abstract: The aim of this dissertation was to understand the realities experienced by families and students of the technical course in agriculture at the Federal Institute of Mato Grosso - Campus Confresa and perspectives about the potential contribution of this course to the sustainability of family farming in the town of Confresa. This town, where more than 5,500 family farmers occupy the land of fifteen settlement projects (PA) of land reform, was founded in the early 1990s, in the context of (re) occupation of the North Araguaia by rural workers from various part of the country seeking a piece of land where they could work and survive. For these workers, which has been facing economic, social and political problems, the implementation of the Federal Institute of Mato Grosso - Campus Confresa was seen as a great achievement for this region. This work dealt with the formal education as a tool to provide individuals the necessary conditions for the transformation of society, we sought to understand the relationships between general education, vocational agriculture education and family farming throughout the history of Brazil; analyzed the process of implanting the IFMT - Campus Confresa a context of expanding the Federal Network of Technological Education and found the relationship between professional profile proposed in the pedagogical project of the technical course in Agriculture and the demands showed by family farming of this county.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12669
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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