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Tipo do documento: Dissertação
Título: Satisfação no trabalho dos servidores públicos federais – um estudo dos técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Otros títulos: Job satisfaction of federal public servants – a study of administrative technicians at the Federal Rural University of Rio de Janeiro
Autor: Branquinho, Beatriz Nascimento Rodrigues
Orientador(a): Cupolillo, Amparo Villa
Primeiro membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Terceiro membro da banca: Paiva, Liz Denize Carvalho
Quarto membro da banca: Tuttman, Malvina Tania
Palabras clave: Satisfação;Permanência;Serviço público;Universidade;Satisfaction;Permanence;Public service;University
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 24-feb-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: BRANQUINHO, Beatriz Nascimento Rodrigues. Satisfação no trabalho dos servidores públicos federais - um estudo dos técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.
Resumen: A Satisfação no Trabalho é um aspecto relevante para as organizações, sejam elas privadas ou públicas, uma vez que podem influenciar no desempenho e na retenção de servidores na Instituição. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o grau de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação - TAE da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ em relação a determinados fatores do trabalho. Posteriormente foi analisada a influência desses fatores no desejo do servidor de permanecer no atual trabalho na Universidade. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico sobre dados da UFRRJ, sua estrutura e servidores, além de conceitos relacionados a temas como satisfação e evasão de servidores públicos. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, onde foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado. Os resultados obtidos indicaram que o fator laboral com maior grau de satisfação dos TAE participantes da pesquisa foi a “chefia”, ao contrário, o fator que apresentou o menor grau de satisfação foi o “salário”. Nenhum dos fatores analisados apresentaram resultado que indicaria insatisfação dos servidores. Esta pesquisa mostrou ainda que a maioria dos respondentes (69,7%) desejam permanecer na Universidade e apontaram o fator “Natureza do trabalho” como o de maior influência nesse desejo de permanência.
Abstract: Job Satisfaction is a relevant aspect for organizations, whether private or public, since they can influence the performance and retention of employees in the Institution. In this sense, the present research aimed to identify the degree of job satisfaction of technical-administrative employees in education - TAE of the Federal Rural University of Rio de Janeiro - UFRRJ in relation to certain work factors. Subsequently, the influence of these factors on the server's desire to remain in the current job at the University was analyzed. To do so, we carried out a bibliographic survey on data from the UFRRJ, its structure and servers, as well as concepts related to topics such as satisfaction and evasion of public servants. The research is of a qualitative-quantitative nature, where a semi-structured questionnaire was used as a data collection instrument. The results obtained indicated that the work factor with the highest degree of satisfaction of the TAE participants in the research was the "management", on the contrary, the factor that presented the lowest degree of satisfaction was the "salary". None of the analyzed factors presented results that would indicate server dissatisfaction. This research also showed that the majority of respondents (69.7%) wish to remain at the University and pointed to the “Nature of work” factor as the one with the greatest influence on this desire to remain.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12743
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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