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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12763
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Metodologia interativa: desafio para o ensino de química aplicada ao curso técnico em agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim |
Autor(es): | Bilibio, Denise |
Orientador(a): | Porte, Luciana Helena Maia |
Palavras-chave: | Interactive Methodology, Chemistry Teaching, Agroindustry;Metodologia Interativa, Ensino de Química, Agroindústria |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Data do documento: | 26-Set-2011 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | BILIBIO, Denise. Metodologia interativa: desafio para o ensino de química aplicada ao curso técnico em agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. |
Resumo: | A educação básica possui papel estratégico na construção de uma nação e o ensino profissionalizante precisa articular cultura, conhecimento, tecnologia e trabalho para a formação de profissionais preparados para novos desafios em um mundo globalizado e competitivo. Desta forma, o processo ensino-aprendizagem precisa buscar alternativas metodológicas capazes de tornar o processo mais dinâmico e versátil. A Metodologia Interativa consiste numa alternativa para promover a construção do conhecimento no processo de ensino aprendizagem de química aplicada ao curso técnico em agroindústria, tendo como aportes teóricos para este trabalho a utilização do Circulo hermenêutico-dialético (CHD) de Guba; Lincoln (1989) com adaptações e a Análise hermenêutica-dialética (AHD) de Minayo (1996). A pesquisa foi desenvolvida no IFRS – Campus Erechim, com duas turmas do Curso Técnico em Agroindústria, modalidade subseqüente. Observou-se que para a aplicação do CHD, os atores do processo precisam estar familiarizados com o assunto para a efetivação do diálogo e construção do conhecimento, assim como a utilização de pequenos grupos também propiciam o diálogo. A utilização conjunta, nesta pesquisa, do CHD e de métodos projetivos de entrevista permitiu a estruturação da metodologia a coleta de dados e o acompanhamento dos processos de construção do conhecimento dos alunos através do estabelecimento do diálogo a partir de suas experiências. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que a disciplina de química, ainda é trabalhada dentro de um ensino tradicional que visa à memorização, e que a utilização da Metodologia Interativa constitui-se em uma ferramenta inovadora, capaz de ser utilizada no ensino técnico em agroindústria, em especial no ensino de química aplicada contribuindo para a formação profissionais críticos. |
Abstract: | Basic education has a strategic role in building a nation, and vocational teaching needs to articulate culture, knowledge, technology and work for the training of professionals prepared for new challenges in a globalized and competitive world. This way, the teaching-learning process search for methodological alternatives that make the process more dynamic and flexible. Then, it was used Interactive Methodology to promote the construction of knowledge in the process of teaching-learning chemistry applied to the technical course in agribusiness. The used theoretical contributions to this work was of Dialectical-Hermeneutical Circle (CHD) of Guba; Lincoln (1989) with adjustments and the Hermeneutic Analysis-Dialectics (AHD) of Minayo (1996). The survey was developed in Campus IFRS – Erechim, with two classes of the technical course in agribusiness, subsequent mode. For the application of CHD, the actors of the process need to be familiar with the subject to practice the dialogue and knowledge building, as well as the use of small groups also provide the dialogue. In this research, it was used together the CHD and projective methods of interview, allowing the methodology´ structure, data collection and monitoring the processes of knowledge´s construction of students through the establishment of dialogue from their own experiences. The results achieved in the survey showed that chemistry is still taught in the traditional way that aims to memorization; the use of Interactive Methodology is an innovative tool, that could be able to be used in technical education in agribusiness, especially teaching applied chemistry, forming critic professionals |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12763 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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