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Tipo do documento: Dissertação
Título: A contribuição do laboratório de solos e plantas do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina na formação acadêmica dos alunos do curso superior de agronomia
Título(s) alternativo(s): The contribution of the Soil and Plant Laboratory of Espírito Santos’s Federal Institute - Campus Itapina in the academic education of students in the agronomy superior course
Autor(es): Teixeira, Petterson Gonçalves
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro coorientador: Marques, Oscilene Simões
Primeiro membro da banca: Zatorre, Natália Pereira
Segundo membro da banca: Marques, Oscilene Simões
Palavras-chave: Soil and plant laboratory;Laboratório de solos e plantas;Conhecimento teórico-prático;Desenvolvimento;Theoretical and practical knowledge;Development.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: TEIXEIRA, Petterson Gonçalves. A contribuição do laboratório de solos e plantas do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina na formação acadêmica dos alunos do curso superior de agronomia. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Resumo: A presente pesquisa relata a importância das práticas de ensino e a contribuição destas no processo ensino-aprendizagem, quando proporcionam a relação teórico - prático - laboratorial no curso superior de Agronomia. O objetivo geral foi o de analisar o nível de contribuição que o Laboratório de Solos e Plantas do IFES – Campus Itapina exerce para a formação acadêmica dos discentes do curso superior de Agronomia. Sabendo-se que o LSP tem seu reconhecimento de excelência em nível nacional, surgiu a inquietação de se investigar se, para os alunos e docentes do curso de Agronomia, o ensino atinge não somente a compreensão e o domínio dos conteúdos das disciplinas curriculares, mas, principalmente, o desenvolvimento de suas capacidades de articular os diversos saberes teórico-práticos e contextualizá-los em suas ações práticas na vida acadêmico-profissional. Para comprovação da veracidade deste trabalho, a metodologia adotou abordagens qualitativas e quantitativas e, de acordo com a finalidade, classificou-se como pesquisa aplicada, de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica, documental e pesquisa participante. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação, a pesquisa documental e a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos discentes do curso de Agronomia dos anos de 2010/2, 2011/2 e 2014/2, como forma comparativa ao conhecimento teórico-prático. Também se aplicou questionário aos docentes cujas disciplinas têm como base o ensino das áreas afins e correlatas à solos e plantas, conforme a matriz curricular do curso superior de Agronomia. A organização deste trabalho deu-se por meio de capítulos, por onde se transcrevem as etapas da historicidade do conhecimento agrícola, a evolução do ensino agrícola no IFES - Campus Itapina, até situar o surgimento do curso de Agronomia nessa instituição. Destacou-se, também, a importância do Laboratório de Solos e Plantas e sua relevante contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão do Campus.Os resultados obtidos neste trabalho nos ajudam a compreender quão importantes são as práticas acadêmicas no ensino agronômico, conforme os dados analisados nos questionários, que demonstram os percentuais de satisfação, conhecimentos adquiridos, a importância do curso, o desenvolvimento dos alunos e a contribuição do Laboratório de Solos e Plantas para a formação acadêmica dos alunos do curso superior de Agronomia.Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para as mudanças de melhorias necessárias no plano pedagógico de ensino do curso, a fim de incrementar significativamente contribuições no despertar científico dos discentes.
Abstract: This study repots the importance of teaching practices and their contribution in the teachinglearning process when they provide both theoretical and practical studies by using IFES’s Soil and Plant Laboratory. The general objective of this study was to analyze the contribution level of IFES’s Soil and Plant Laboratory (LSP) – Campus Itapina in the academic education of students in the agronomy superior course. Since the LSP is recognized as of excellence around the nation, it was brought about the need to investigate students’ and professors’ standpoint whether the teaching reaches not only the understanding and mastery of the curriculum subject contents, but also and mainly the development of capabilities to articulate the theoretical and practical knowledge so as to contextualize them in their practical actions during the academic and professional life. To prove the veracity of this study, the methodology adopted the qualitative and quantitative approaches and, according to the purpose, the study was classified as an applied research of exploratory character. As to the technical procedures, the research is classified as bibliographical, documental and participatory. The instruments used for the research were observation, documental research and questionnaires containing open and closed questions answered by students taking the agronomy course during the second semester of the years 2010, 2011 and 2014 as means of comparison of theoretical and practical knowledge. Professors also answered questionnaires if their subjects were related to the soils and plants, according to the curriculum subject contents of the agronomy superior course. This study was organized in chapters, which describe the steps of the agricultural knowledge historicity, the evolution of agricultural teaching at IFES – Campus Itapina, as well as the emergence of the agronomy course at the institution. It also reports the importance of IFES’s Soil and Plant Laboratory and its relevant contributions to the teaching, research and extension programs in the Campus. The obtained results helped the acknowledgment of the importance of academic practices during the agricultural teaching, according to the data from the questionnaires, which demonstrate the satisfaction rates, the acquired knowledge, the importance of the course, the development of the students, as well as the contribution of the LSP to the education of the students in the agronomy superior course. This research is supposed to contribute to needed changes and improvements in the pedagogical plan for the course so as to significantly contribute to the awakening and increase of the scientific interest of students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12834
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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