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Tipo do documento: Dissertação
Título: Implementação do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio no Estado do Tocantins: análise da realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Palmas e implicações na formação discente
Otros títulos: The Course Technician in Management of the Agrobusiness implementation process in the Tocantins State: analysis of actual of Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins-Campus Palmas e implications for training of students
Autor: Oliveira, Denise Lima de
Orientador(a): Andrade, Flávio Anicio
Primeiro membro da banca: Senra, Alvaro de Oliveira
Segundo membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Palabras clave: Educação Agrícola;Formação Profissional;Trabalho e Identidade;Agrary Education;Professional Education;Work and Identity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 22-mar-2012
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: OLIVEIRA, Denise Lima de. Implementação do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio no Estado do Tocantins: análise da realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Palmas e implicações na formação discente. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.
Resumen: Este estudo tem por objetivo analisar a implementação do curso técnico em Gestão do Agronegócio ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)-Campus Palmas, com a finalidade de compreender como suas características pedagógica, curricular, estrutural e administrativa têm interferido no processo de formação e perfil profissional dos alunos. Os resultados obtidos indicaram que a criação do Curso Técnico integrado ao Ensino Médio em Gestão do Agronegócio no IFTO-Campus Palmas não se deu a partir de uma demanda específica, mas foi motivada para atender aos interesses de um grupo de professores e gestores, no contexto do processo de expansão da rede federal de educação profissional. A pesquisa revelou a falta de clareza quanto ao perfil do profissional que se deseja formar; a desvinculação do curso em relação ao mercado de trabalho; o desrespeito ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação profissional; a ausência de integração curricular de forma contextualizada e interdisciplinar das áreas de formação geral e formação profissional; a inaplicabilidade prática da parte teórica da formação; e a inexistência de espaços para experimentação da prática profissional. Conclui-se que tais fatores contribuem para inviabilizar a absorção dos técnicos formados por este curso pelo mercado de trabalho.
Abstract: This study it has for objective to analyze the Course Technician in Management of the Agrobusiness implementation process in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO) - Campus Palmas, with the purpose to understand as its pedagogical, curricular, structural and administrative characteristics they have intervened with the process of formation and professional profile of the pupils. The gotten results had indicated that the creation of the Course Technician Integrated to High School in Management of the Agrobusiness in the IFTO-Campus Palmas did not ocurred according to an specific demand, but were motivated to take care of to the interests of a group of professors and managers, in the context of the expansion of the federal institutions of professional education process. The research disclosed the lack of clarity about to the profile of the professional we desire to form; the desvinculation of the course in relation to the work market; the disrespect to the principle of education, research and extension indissociability in the professional formation; the absence of curricular integration to the areas of general formation and professional formation under the contextualized and interdisciplinar form guidance; the nonexistent conection between the practical and the theoretical part of the formation; and the inexistence of specific locals for the practical experimentation. One concludes that such factors contribute to make impracticable the absorption of the technician formed by this course for the work market.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12835
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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