Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12847
Tipo do documento: Dissertação
Título: A abordagem da educação ambiental na prática pedagógica do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente “Paulo Dacorso Filho” Seropédica-RJ
Título(s) alternativo(s): The Environmental Education Approach into teaching practice in CAIC "Paulo Dacorso Filho" – Seropédica - RJ
Autor(es): Oliveira, Gláucia da Silva Batista
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Segundo membro da banca: Cordeiro, Fabiana
Palavras-chave: interdisciplinarity;Sustainability;National Curriculum Standards;Interdisciplinaridade;Sustentabilidade;Parâmetros Curriculares nacionais
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 31-Mar-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: Oliveira, Gláucia da Silva Batista. 1983A abordagem da educação ambiental na prática pedagógica do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente “Paulo Dacorso Filho” Seropédica-RJ. 2016.63 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.
Resumo: O presente estudo foi realizado no Centro de Atenção Integral à Criança e ao adolescente – CAIC Paulo Dacorso Filho em Seropédica–RJ por meio de entrevistas semi estruturadas e questionários semi-abertos para analisar a abordagem da Educação Ambiental na prática pedagógica da Escola, levando em consideração a interdisciplinaridade. Foram entrevistados 11 alunos, 6 professores e a direção da escola. Os principais temas abordados foram: o histórico do centro de atenção integral à criança e ao adolescente; educação ambiental: contribuições e desafios; contexto histórico da educação ambiental no Brasil; educação ambiental nos projetos transversais; a educação para um mundo sustentável; educação ambiental no contexto escolar; o desenvolvimento da educação ambiental através do currículo escolar; educação ambiental e a formação docente. Os temas foram selecionados por sua relação com o objeto de estudo. O principal objetivo foi o de investigar como a abordagem da EA proposta pelos documentos legais, em especial os PCN, ocorrem na prática Pedagógica do CAIC. Pode-se concluir que, mesmo de forma pouco estruturada, a Educação Ambiental é um tema presente no cotidiano escolar, especialmente em ocasiões de eventos voltados para esse tema. É importante destacar que a abordagem da Educação ambiental está prevista em seu PPP desde a implantação da escola, em 1993, incorporando assim os princípios apresentados pela Lei nº 9795/99.
Abstract: This study was conducted in CAIC Paulo Dacorso Filho School, located in Seropédica - RJ through semi structured interviews and semi-open questionnaires to analyze the Environmental Education Approachs in the pedagogical practices of the school, taking interdisciplinarity into consideration. We interviewed 11 students, six teachers and the school principals. The main topics discussed were: CAIC Paulo Dacorso Filho Historical context; Environmental Education: contributions and challenges; Historical context of Environmental Education in Brazil; Environmental Education into transversal projects; Environmental Education for a sustainable; world in the school context; the development of environmental education through the school curriculum; environmental education and teacher training . The subjects were selected by their relation to the object of study. The main objective was to investigate how the approach proposed by the Environmental Education legal documents, especially the NCS, occurs in the CAIC pedagogicals practices. It can be concluded that even in an unstructured way, environmental education is a school life theme, especially in occasional events focused on this theme. It is important to note that Environmental Education Approach is predicted in the school's PPP, implemented since 1993, and incorporating the principles set forth by Law No. 9795/99.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12847
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016 - Glaucia da Silva Batista de Oliveira.pdf2016 - Glaucia da Silva Batista de Oliveira3.75 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.