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Tipo do documento: Dissertação
Título: Impactos de política de formação continuada dos docentes do Instituto Federal Fluminense - campus Bom Jesus do Itabapoana
Otros títulos: Impacts of policy of continued formation of Fluminense Federal Institute teacher - campus Bom Jesus of Itabapoana
Autor: Souza, Simone Rosa da Silva
Orientador(a): Santos, Ana Cristina Souza dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Terceiro membro da banca: Almeida, Nilma Figueiredo de
Palabras clave: Continued Formation;Teachers;Federal Institutes.;Formação Continuada;Docentes;Institutos Federais
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 1-jun-2016
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SOUZA, Simone Rosa da Silva. Impacto de política de formação continuada de docentes do Instituto Federal Fluminense - campus Bom Jesus do Itabapoana. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.
Resumen: A Lei nº 11.892/2008 criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, estabelecendo mudanças na forma de trabalho das instituições que hoje compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os docentes passaram a ter uma atuação mais ampla e os discentes, acesso a diversas trajetórias de formação. A sociedade atual também exige da escola o desenvolvimento de novas atribuições, em um cenário extremamente mutável e de produção acelerada de conhecimento. Nesse contexto, o professor representa um papel fundamental, principalmente na modificação de pensamento e atitude dos estudantes, necessitando, então, de constante aquisição e aprimoramento de conhecimentos que possam favorecer sua prática de ensino. O Instituto Federal Fluminense está entre as instituições que adotam políticas que incentivam a formação continuada de seus servidores. Desse modo, este estudo teve como objetivo geral investigar a política de formação continuada dos docentes, buscando identificar seus impactos na prática dos professores do IFFluminense. A investigação foi realizada no campus Bom Jesus do Itabapoana e contou com a participação de 15 docentes, atuantes em Cursos Técnicos e Curso Superior, atendidos pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Acadêmico-Profissional e à Formação Continuada do Instituto, entre 2010 e 2014, para participação em cursos de pós-graduação. Adotamos a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, visando compreender as significações que os docentes atribuíam à formação continuada e aos conhecimentos construídos por eles. Com pesquisa bibliográfica, foi permitido o estudo amplo do tema, pela ótica de diversos autores. Também foi realizada pesquisa documental, englobando documentos sobre a história da criação das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e sobre os aspectos da política de formação continuada docente, em nível nacional e no IFFluminense. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário, com questões referentes à política de formação continuada institucional. Nas questões que continham opiniões livres dos informantes, utilizamos o método de análise de conteúdo, conforme Bardin (2009). Após a tabulação, os dados foram apresentados por gráficos, tabelas e de forma textual, permitindo a discussão dos resultados baseada nos autores estudados. Concluímos que a política de formação continuada do IFFluminense proporciona efeitos positivos na atuação docente, principalmente no tocante à aplicabilidade, nas atividades de ensino, dos conhecimentos adquiridos nos cursos de pós-graduação. Com este estudo, não pretendemos esgotar a discussão sobre formação continuada, mas evidenciar aspectos desse processo no desenvolvimento das atividades docentes no âmbito da instituição, abrindo possibilidades para novas reflexões sobre o tema em diversos contextos.
Abstract: The law 11.892/2008 has created the Federal Institutes of Education, Science and Tecnology, establishing changes in the working way of the institutions which now compose the Federal Web of Scientific, Professional Education. The teachers started to have a broader acting and the students, access to different formation paths. The current society also demands from the school the development of new duties, in an extremely changeable and fast production of knowledge scenario. In this context, the teacher represents an important role, specially in the changing of the students’ thinking and attitude, requiring, therefore, constant acquisition and knowledge improvement that could contribute to his teaching practice. The Fluminense Federal Institute is among the institutions which embrace policies that encourage the continued formation of their servers/professionals. In this way, this study had as a general purpose to investigate the policy of teachers' continued formation, aiming to identify its impacts in the practice in IFFluminense. The investigation took place at campus Bom Jesus of Itabapoana and was attended by 15 active on Technical Courses and Higher Education teachers, who were served by the Continued Formation of the Institute and Academic-Professional Development Support Program between 2010 and 2014, for participating in post graduation courses. We embraced the qualitative approach, by conducting case study, intending to understand the meanings which the teachers attributed to the continued formation and the knowledge built by them. With bibliographic research, it was possible to develop the broad study of the issue, through the optics of several authors. It was also held documental research, including documents about the creation of the institutions that compose the Federal Web of Professional Education and about the aspects of the teacher continued formation policy, nacionally and at IFFluminense. For the data collection, it was applied a questionnaire, with questions regarding the policy of institutional continued formation. In order to analyze the questions that contained free opinions, we used the substance analysis method, according to Bardin (2009). After the tabulation, the data was presented through graphics, scales and in a textual form, allowing the debate of the results based on the studied authors. We concluded that the IFFluminense's policy of continued formation provides positive effects in the teacher acting/performance, especially regarding to the applicability, in teaching activities, of acquired knowledge in post graduation courses. With this study, we do not intend to finish the debate about the continued formation, but to evince aspects of this process in the development of teacher activities in the institution context, opening possibilities for new thoughts about the theme in several contexts.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12854
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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