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Tipo do documento: Dissertação
Título: Integração curricular no PROEJA: a experiência do Instituto Federal de Pernambuco
Autor: Galindo, Juraci Torres
Orientador(a): Souza, José dos Santos
Primeiro membro da banca: Souza, José dos Santos
Segundo membro da banca: Rizo, Gabriela
Terceiro membro da banca: Ventura, Jaqueline Pereira
Palabras clave: Youth and Adults Education;Integrated Curriculum;Technical Teaching;Professional Education;Educação de Jovens e Adultos;Currículo Integrado;Ensino Técnico;Educação Profissional
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 14-jul-2010
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: GALINDO, Juraci Torres. Integração curricular no PROEJA: a experiência do Instituto Federal de Pernambuco. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Resumen: A institucionalização do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), implantado pelo Decreto 5.840/2006, já nasceu com a proposta de integração curricular. Os princípios desse programa implicam a construção de currículos adequados, visando contemplar as especificidades do público a ele destinado, tendo como fundamento os pressupostos da integração. Portanto, este programa faz parte de uma política social focada no atendimento do público jovem e adulto que não teve acesso à escolarização na idade própria, possibilitando o acesso à educação profissional integrada à educação básica. Diante dessa realidade, foi possível constatar contradições entre o discurso e a prática da integração dos cursos oferecidos por este Programa. Duas questões se apresentaram para investigação: 1ª) Qual o percurso trilhado na construção de um currículo integrado, capaz de superar o modelo tradicional e inflexível que articule a formação geral, formação profissional e especificidades dos alunos e alunas da EJA, de forma unificada, onde o trabalho seja enfocado como princípio educativo? 2ª) Como se concretiza a vivência do PROEJA no cotidiano escolar? A partir dessas questões, a pesquisa se estruturou tendo como objetivo explicar a experiência de integração curricular nos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE) por intermédio do PROEJA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que se utiliza dos seguintes instrumentos de coleta de dados: a) fontes primárias (documentos oficiais, planos de cursos, quadro de horários, matrizes curriculares); b) fontes secundárias (literatura sobre EJA e sobre políticas públicas para educação); c) questionários fechado; d) observação. Os dados coletados contribuíram para compreender que a prática de integração curricular do PROEJA no IFPE, está bem distante dos princípios de integração e dos pressupostos da EJA. Diante da análise realizada, concluiu-se que é preciso que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica enfrente a responsabilidade de preparar os docentes e equipes pedagógicas para se apropriarem conceitualmente sobre os problemas e necessidades desse público e dos pressupostos da integração para de fato oferecer educação capaz de garantir ao cidadão trabalhador a autonomia pronunciada nos documentos que fundamental as bases estruturantes do Programa.
Abstract: The institutionalization of the Integration National Program of Basic Education with Professional Education in the Modality of Education for Youth and Adults (PROEJA), implanted by Decree 5.840/2006, already arose with the proposal of curriculum integration. These program principles imply the elaboration of appropriate curricula, aiming to contemplate the public specificities which are directed to it, considering the integration presuppositions. So this program is part of a social policy focused on serving the young and adult public who had no access to schooling at the proper age, providing the access to basic education integrated to professional formation. Before this reality, it was possible to find contradictions between speech and practice in the integration of the courses offered by such Program. Two questions appeared for investigation: 1- What are the paths followed in the elaboration of an integrated curriculum, which should be able to overcome the traditional and inflexible model, articulating general, professional formation and specificities of students from EJA (Youth and Adults Education), in a unified way so that work would be focused as educational principle? 2- How PROEJA experience in school routine happens? From these questions, this research was structured, aiming to explain the experience of curriculum integration in technical courses offered by Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE) through PROEJA. It is a qualitative research with a descriptive character that uses the following data collection tools: a) primary sources (official documents, courses plans, timesheet, curriculum matrices); b) secondary sources (literature about EJA and public policies for education); c) questionnaires; d) observation. The collected data contributed in comprehending that the PROEJA curriculum integration practice at IFPE is very different from integration principles and presuppositions of EJA. With this analysis, it was concluded that it is necessary that the Federal Sector of Professional, Scientific and Technological Education faces the responsibility to prepare teachers and pedagogical groups, acquiring the real concepts about this public problems and necessities and the integration presuppositions in order to really offer an education able to guarantee to citizen worker the autonomy announced by the documents that substantiate the structural bases of the Program.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12884
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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