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Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel do Ifes – Campus de Alegre no contexto da dinâmica socioeconômica da microrregião do Caparaó: unidade de planejamento do Espírito Santo
Otros títulos: The role of Ifes - Alegre Campus in context of socio-economic dynamics of the micro Caparaó: Unit Planning of the Espírito Santo
Autor: Carvalho, Angela Maria do Amaral Abreu
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro coorientador: Rezende, Aldo
Primeiro membro da banca: Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Segundo membro da banca: Santos, César Floriano dos
Palabras clave: Social space;State. Rural education;Conservative modernization;Strategic planning;Espaço social;Estado. Educação rural;Modernização conservadora;Planejamento estratégico
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 4-dic-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: Carvalho, Angela Maria do Amaral Abreu. O papel do Ifes – Campus de Alegre no contexto da dinâmica socioeconômica da microrregião do Caparaó: unidade de planejamento do Espírito Santo. 2015. [153 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumen: O objetivo principal desta pesquisa foi o de analisar o papel do Ifes – Campus de Alegre no contexto da dinâmica socioeconômica da microrregião do Caparaó, na condição de unidade de planejamento, conforme diretrizes e estratégias apontadas pelo Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025, instituída pelo governo estadual. A reflexão proposta fundamentou-se na discussão sobre a (re)produção do espaço geográfico, enquanto produto das relações sociais, buscando compreender a historicidade dos processos de organização e estruturação, em especial do subespaço denominado microrregião do Caparaó. Buscou-se destacar, de forma pontual, as intencionalidades na atuação dos principais agente de (re)produção e consumo do espaço, em sua totalidade social, em especial o Estado. Na discussão sobre a atuação do Estado, as abordagens estão relacionadas às estratégias de políticas públicas de educação e planejamento estratégico, com ênfase na proposta de educação rural no viés da Teoria do Capital Humano relacionado à modernização conservadora da agricultura brasileira. Enquanto pesquisa de base quali-quantitativa, exploratória e descritiva, a mesma foi desenvolvida em três etapas que se complementam: pesquisa bibliográfica e virtual: artigos científicos, livros e demais publicações relacionados ao tema e temáticas correspondentes; pesquisa documental: Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025, no que diz respeito a microrregião do Caparaó, Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI/Ifes, além de legislações pertinentes; elaboração e aplicação de questionários junto aos alunos formandos dos cursos técnicos e dos cursos superiores (2014), diretor de ensino, coordenadores de cursos, diretor de pesquisa, pósgraduação e extensão, coordenador de extensão do Ifes - Campus de Alegre, representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Incaper dos 11 municípios que compõem a microrregião do Caparaó. A partir do tratamento e esforço de análise dos dados e informações coletados, uma outra questão se apresenta: qual a função social do Ifes - Campus de Alegre enquanto instituição de ensino, formação, pesquisa e extensão no contexto das demandas socioeconômicas, políticas e culturais da terceira microrregião mais pobre do Espírito Santo?
Abstract: The main objective of this research was to evaluate the role of Ifes – Alegre Campus on the socioeconomic dynamics of the Caparaó micro-region as a planning unit, according to the guidelines and strategies outlined by the Espírito Santo Development Plan 2025 established by the state government. The reflection proposal was based on the discussion of the (re) production of the geographical space as a social relation's product, seeking to understand the historicity of the organizational processes and structure, in particular on the subspace called Caparaó micro-region. It sought to highlight, in a timely manner, the performance intentions of the main agents of (re) production and consumption of space in its social totality, especially the State. In discussing the State actions, the approaches are related to the public policy strategies of education and strategic planning, emphasizing the proposal for rural education in the bias of the Human Capital Theory related to the conservative modernization of the Brazilian agriculture. While an exploratory, descriptive, qualitative and quantitative-based research, it was carried out using three complementary methods: bibliographic and virtual research: scientific articles, books and other publications related to the theme and correspondent topics; documentary research: Espírito Santo Development Plan 2025 focusing on the Caparaó micro-region, Institutional Development Plan - PDI/Ifes and related legislation; application of questionnaires to graduating students of technical courses and higher education (2014), head of education, course coordinators, head of research and postgraduation and coordinator of community outreach of the Ifes –Alegre Campus, rural labor union representatives and Incaper of the 11 municipalities that make up the Caparaó microregion. After the treatment and effort of data and information analyzes, another question has come out: what is the social function of Ifes - Alegre Campus as an education, training, research and community outreach institution in the context of socio-economic, political and cultural demands of the third poorest micro-region of Espírito Santo?
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12889
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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