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Tipo do documento: Dissertação
Título: Democratizar para resistir: o impacto do plano de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais (REUNI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na perspectiva de expansão das licenciaturas
Título(s) alternativo(s): Democratizing to resist: the impact of the support plan for restructuring and expansion plans of federal universities (REUNI) at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), from the perspective of expansion of degree courses
Autor(es): Ramos, Marcele Camargo
Orientador(a): Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Segundo membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Terceiro membro da banca: Arruda, Maria da Conceição Calmon
Palavras-chave: Educação;Ensino Superior;Democratização;REUNI;Education;University education;Democratization;REUNI
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 26-Mar-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: RAMOS, Marcele Camargo. Democratizar para resistir: o impacto do plano de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais (REUNI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na perspectiva de expansão das licenciaturas. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Resumo: A educação ao mesmo tempo em que é considerada um meio de se promover o desenvolvimento social de uma nação, sempre foi palco de grandes discussões, principalmente, porque na história essa foi direcionada inicialmente para uma pequena parcela da população, considerada elites econômicas. Contudo, toma-se necessário ampliar o acesso à educação básica, mas também ao ensino superior visando incluir o cidadão no projeto de desenvolvimento social, econômico e da ciência. O presente estudo tem como objetivo analisar o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) destinado a expansão do acesso e permanência da educação superior e verificar a singularidade da expansão na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e sua proposta de democratização do acesso ao ensino superior e a redução das desigualdades, ampliando os cursos de Licenciatura. Para isso, foi adotada a abordagem qualitativa da pesquisa em educação, tratando a fundamentação do percurso metodológico por meio do estudo de caso. Os dados foram sendo construídos a partir de fontes primárias e secundárias segundo a técnica de documentação, que foi possível devido ao levantamento das fontes nas Pró-Reitorias da UFRRJ, além de entrevistas semiestruturadas e da revisão de literatura necessária a interpretação dos dados.
Abstract: Education, at the same time that it is considered a means of promoting the social development of a nation, has always been the scene of great discussions, mainly because in history this was initially directed towards a small portion of the population, considered to be economic elites. However, it is necessary to expand access to basic education, but also to higher education, aiming to include the citizen in the project of social, economic and science development. The present study aims to analyze the Restructuring and Expansion Program of Federal Universities (REUNI) aimed at expanding access and permanence of higher education and verifying the singularity of the expansion at the Federal Rural University of Rio de Janeiro and its proposal to democratize access to higher education and the reduction of inequalities, expanding the degree courses. For this, the qualitative approach of research in education was adopted, addressing the foundations of the methodological path through the case study. The data were being constructed from primary and secondary sources according to the documentation technique, which was possible due to the survey of the sources in the Pro-Rectories of UFRRJ, in addition to semi-structured interviews and the literature review necessary to interpret the data.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12892
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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