Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12911
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação do campo, empreendedorismo social e desenvolvimento local: o caso da escola estadual quilombola José Bonifácio do Curiaú/AP
Otros títulos: Rural education, social enterpreneurship and local development: the case of José Bonifácio quilombola state school of Curiaú/AP
Autor: Bronze, Adrielma Nunes Ferreira
Orientador(a): Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Primeiro membro da banca: Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Segundo membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Terceiro membro da banca: Cantuária, Patrick de Castro
Quarto membro da banca: Toscano, Mábia Nunes
Palabras clave: Desenvolvimento Local;Educação Quilombola;Projeto Pedagógico;Local Development;Quilombola Education;Pedagogical Project
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 6-sep-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: BRONZE, Adrielma Nunes Ferreira. Educação do campo, empreendedorismo social e desenvolvimento local: o caso da escola estadual quilombola José Bonifácio do Curiaú/AP. 2022. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumen: Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizada na Cidade de Macapá, Quilombo do Curiaú, juntamente com gestores e professores da escola. Utilizou -se uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao estudo de caso como tipo de pesquisa. Buscou-se identificar, entre as ações dessa escola do campo, aquelas que dialoguem com o Empreendedorismo Social, analisando sua contribuição para o fortalecimento do desenvolvimento local. Os resultados revelaram que, os projetos implementados pela escola, contribuem para o fortalecimento da comunidade do Curiaú, através do desenvolvimento do capital humano e social. A escola reconhece a importância de promover iniciativas que agreguem valor social e gerem impacto na melhoria de vida das pessoas, contribuindo para um desenvolvimento local sustentável, auxiliando a comunidade Quilombola a manter suas tradições culturais de origem africana, desempenhando atividades de ensino e extensão, bem como promovendo a continuidade dos costumes e conhecimentos quilombolas.
Abstract: This research was carried out at José Bonifácio Quilombola State School, located in the city of Macapá in the “Quilombo” of Curiaú, along with managers and teachers of this school. A qualitative approach was used and a study case was chosen as the type of research. The intention was to identify, among the actions of this rural school, the ones which are engaged with the Social Enterpreneurship, analyzing its contribution for the enhancement of the local development. The results revealed that, the projects implemented by this school, contribute for the strengthening of the Community of Curiaú, through the develoment of the human and social capital. The school recognizes the importance of promoting initiatives which add social value and generate impact on the improvement of people’s lives, contributing for a local sustainable development, helping the “Quilombola” Community to maintain its culturais traditions of African origin, developing teaching and extension activities, as well as promoting the continuity of the customs and “quilombola” knowlwdge.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12911
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2022 - Adrielma Nunes Ferreira Bronze.Pdf2022 - Adrielma Nunes Ferreira Bronze2.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.