Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12913
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso de estratégias de E-Learning como auxílio na implementação de práticas interdisciplinares no Instituto Federal do Acre - IFAC |
Título(s) alternativo(s): | The use of E-Learning strategies as an aid in the implementation of interdisciplinary practices at the Federal Institute of Acre |
Autor(es): | Holanda, Ana Carla Arruda de |
Orientador(a): | Bairral, Marcelo Almeida |
Primeiro membro da banca: | Bairral, Marcelo Almeida |
Segundo membro da banca: | Santos, Ana Cristina Souza dos |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Andreia Maria Pereira de |
Palavras-chave: | Tecnologias da Informação e Comunicação;E-Learning;AVA;Interdisciplinaridade;curso Técnico em Informática;Information Technologies and Communications;Interdisciplinary;Computer Technician course |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 15-Jan-2014 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | HOLANDA, Ana Carla Arruda de. O uso de estratégias de E-Learning como auxílio na implementação de práticas interdisciplinares no Instituto Federal do Acre - IFAC. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. |
Resumo: | A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pode ser vista como uma ferramenta de apoio pedagógico para a educação e, em especial, para a educação profissional. O presente estudo teve por objetivo a construção e análise de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) numa perspectiva interdisciplinar para contribuição do processo de ensino-aprendizagem no curso Técnico em Informática no Câmpus Rio Branco – Acre. Foram sujeitos da pesquisa 41 (quarenta e um) alunos distribuídos em duas turmas do curso Técnico de Informática e 06 (seis) professores, todos voltados para a área técnica de informática. Mediante estudo de natureza qualitativa, com o uso de observação direta, aplicação de questionário e análise de postagens no AVA, os resultados apontaram que, apesar do consenso dos docentes em utilizar as TIC, tivemos algumas dificuldades na consolidação do projeto. Essas restrições estiveram relacionadas à disponibilidade dos professores para o planejamento coletivo das ações do projeto e na implementação de uma prática embasada na relação professor-aluno não meramente transmissiva. Entretanto, após a construção do AVA os docentes se mostraram mais motivados e participativos, a partir dos resultados que visualizaram no que diz respeito ao aprendizado dos alunos. Avaliando os resultados alcançados por parte dos discentes visualizamos um crescimento da interação e motivação na utilização do AVA. Essa melhoria ilustra uma boa aceitação do alunado para a plataforma virtual elaborada e implementada como um apoio a um trabalho interdisciplinar. Neste sentido, esta pesquisa demonstrou que o AVA pode ser um importante instrumento de apoio à ações interdisciplinares nos cursos dos Institutos Federais. |
Abstract: | Information Technology (IT) can be seen as a tool for pedagogical support for education and particularly for vocational education. The present study aimed to build a Virtual Learning Environment (VLE) as contribution to an interdisciplinary perspective of the process of teaching and learning in the Technical Computing course at Campus Rio Branco - Acre. Research subjects were 41 (forty-one) students divided into two groups of the Technical Computing course and six (06) teachers, all from technical IT area. Through qualitative study, direct observation, a questionnaire and analysis of postings on AVA, the results indicated that despite the consensus of teachers in using IT, we had some difficulties in consolidating the project. These restrictions were related to the availability of teachers for collective planning of the project activities as well as for implementing a practice based on a teacher-student relationship not merely transmissive. However, after construction, teachers were more motivated and participative, from the results they could see with regard to student learning. Evaluating the results achieved by the students it is possible to visualize growth of interaction and motivation in using the VLE. This improvement illustrates a good acceptance of the students to virtual platform designed and implemented as a resource and support, contribution of interdisciplinary work. In this sense, this research demonstrated that VLE can be an important instrument to support interdisciplinary courses in Federal Institutes. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12913 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Ana Carla Arruda de Holanda.pdf | Documento principal | 14.91 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.