Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12937
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Inclusão e educação profissional: um estudo sobre a acessibilidade no Instituto Federal do Amazonas, campus Maués e sua influência na educação de estudante surdo |
Autor(es): | Barros, Maxiliano Batista |
Orientador(a): | Melo, Sandra Cordeiro de |
Primeiro membro da banca: | Melo, Sandra Cordeiro de |
Segundo membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Terceiro membro da banca: | Stefanuto, Vanderlei Antonio |
Palavras-chave: | Accessibility;Special education;Inclusion;Acessibilidade;Educação profissional;Educação Especial;Inclusão;Professional education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 13-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | BARROS, Maxiliano Batista. Inclusão e educação profissional: um estudo sobre a acessibilidade no Instituto Federal do Amazonas, campus Maués e sua influência na educação de estudante surdo. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016. |
Resumo: | Esta dissertação apresenta o resultado da investigação sobre a acessibilidade de estudantes surdos no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) campus Maués, o qual recebe educandos surdos nos cursos profissionalizante desde a sua inauguração em 2010. Esta pesquisa buscou analisar e considerar os mecanismos que garantem a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na educação profissionalizante com base nas legislações vigentes e também mensurar as condições de permanência desse estudante na Educação Técnica, Tecnológica, graduação e pós-graduação no IFAM campus Maués. Este processo foi entendido como um grande desafio, pois muitos campi do IFAM não possuem o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE). Entretanto, no IFAM campus Maués, locus desta pesquisa, o NAPNE foi oficialmente implantado em maio de 2015, o que consolida a importância desse estudo para a formação, a sensibilização e o apoio aos professores regentes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, uma vez que se buscou identificar os alunos surdos no IFAM CMA e descrever a acessibilidade destes neste contexto. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa do tipo Estudo de Caso e análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, registro em caderno de campo, questionário e entrevistas, que foram gravadas em áudio e vídeo. Como resultado das análises deste estudo foram levantadas as categorias: Acessibilidade – estímulos e barreiras à educação de estudantes surdos no IFAM CMA; A percepção dos professores sobre os desafios de educar um estudante surdo no IFAM CMA; A percepção dos estudantes surdos sobre a acessibilidade no IFAM CMA e a influência desta no seu processo de aprendizagem. Esta pesquisa constata que foram as contradições que dizem respeito à acessibilidade arquitetônica, perpassando pelo posicionamento atitudinal do profissional da educação, ao apoio a este profissional e à garantia de todos os recursos pedagógicos e de acessibilidade comunicacional ao estudante surdo, para que seja assegurada sua permanência na educação técnica federal. |
Abstract: | This thesis aims to study the accessibility of deaf students at the Federal Institute of Amazonas (IFAM) campus Maués that since its inauguration in 2010, receives deaf students in vocational courses. This research seeks to analyze and consider the mechanisms that ensure accessibility and inclusion of people with disabilities in vocational education based on existing laws and also measure the permanence of conditions that student with disabilities in Technical Education, Technology, undergraduate and graduate students in IFAM campus Maués. This process was seen as a major challenge, as many campi the IFAM not have the Call Center for People with Special Needs (NAPNE). However, the IFAM campus Maués, site of this research, the NAPNE was officially implemented in May 2015, which for this study was considered a major breakthrough in training, awareness and support for school teachers for special education in the perspective of education inclusive. Specifically, this study sought to identify the deaf students at IFAM CMA; describe the architectural accessibility and characterize the didactic and pedagogical accessibility in IFAM CMA. The methodology was qualitative type Case Study. The data collection instruments were: participant observation, record in a diary, questionnaire and interviews. The data were analyzed based on content analysis of Laurence Bardin (2011). The following categories were raised that will make the results of chapters: Accessibility - incentives and barriers to education for deaf students at IFAM CMA; The perception of teachers about the challenges of raising a deaf student at IFAM CMA; The perception of deaf students about accessibility in IFAM CMA and the influence of this on their learning process. This research finds that were found dichotomies of from architectural accessibility, passing by positioning, attitudinal, professional education, support for this work and ensuring all teaching resources, and communication accessibility to the deaf student to be guaranteed their stay the federal technical education. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12937 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016 - Maxiliano Batista Barros.pdf | Documento principal | 1.2 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.