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Tipo do documento: Dissertação
Título: As políticas públicas na agricultura familiar na percepção do aluno do Instituto Federal do Amazonas e dos agricultores de Maués/AM
Título(s) alternativo(s): Public policies in family agriculture in the perception of students of Federal Institute of Amazon and farmers of Maués / AM
Autor(es): Lopes, Sonete Moreira
Orientador(a): Gregório, Sandra Regina
Primeiro coorientador: Stefanuto, Vanderlei Antonio
Primeiro membro da banca: Gregório, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Bastos, Ana Mena Barreto
Terceiro membro da banca: Abboud, Antonio Carlos de Souza
Quarto membro da banca: Stefanto, Vanderlei Antonio
Palavras-chave: Education;Pedagogical Workshop;Family Agriculture;Public Policies;Educação;Oficina Pedagógica;Agricultura Familiar;Políticas Públicas
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 28-Jun-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: LOPES, Sonete Moreira. As políticas públicas na agricultura familiar na percepção do aluno do Instituto Federal do Amazonas e dos agricultores de Maués/AM. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola. Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.
Resumo: O presente trabalho analisou a percepção de alunos do IFAM Campus Maués e de agricultores familiares quanto ao acesso e ao alcance de políticas públicas para os agricultores familiares do município de Maués, no Estado do Amazonas. Tendo como objetivo averiguar os efeitos da aplicação de Oficina Pedagógica na assimilação de saberes dos discentes do curso Técnico em Agropecuária do IFAM Campus Maués referente à oferta e ao acesso de políticas públicas na agricultura familiar e à percepção dos agricultores familiares sobre as políticas públicas para a agricultura familiar no município de Maués/AM. Foi utilizado um leque extenso de informações de autores que desenvolveram estudos e pesquisas no campo de políticas públicas e autores que desenvolveram estudos referentes à agricultura familiar; e também foram empregadas legislações que versam sobre as referidas temáticas no Brasil. A pesquisa, por ser voltada para a educação, foi realizada em dois momentos distintos: um grupo de alunos do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Maués e um grupo de agricultores familiares. Os alunos foram submetidos a uma Oficina Pedagógica onde foram avaliados através de observação e questionários, segundo o modelo da escala de Likert, cujos resultados foram analisados estatisticamente por testes de médias de Tukey, com nível de significância de 5%. O estudo com os agricultores familiares utilizou-se de instrumentos de pesquisas com a utilização de questionários e entrevistas que envolveram um grupo com diversos agricultores familiares escolhidos de forma aleatória. Os resultados apontam para o seguinte quadro: os estudantes do IFAM Campus Maués reconhecem que existe a oferta de políticas públicas, mas que os agricultores familiares não têm acesso, sendo necessário que o Instituto se destaque como protagonista ao se tornar o interlocutor entre as políticas públicas e os agricultores familiares; os agricultores familiares reconhecem a existência de oferta de políticas públicas, mas alegam que a desinformação, as exigências de documentação (do próprio agricultor e da terra que ocupam) e a própria cultura de não acessarem as instituições, por receio de perderem suas propriedades, contribuem para a precariedade do acesso a esses benefícios. Conclui-se, portanto, que é urgente a necessidade da inserção do IFAM Campus Maués nos bolsões, nas comunidades ribeirinhas e entre os agricultores familiares como indutor e orientador, esclarecendo e politizando os agricultores; por outro lado, cabe aos poderes públicos e às instituições de fomento da agricultura familiar que possibilitem, de fato, o acesso dos agricultores familiares aos benefícios e programas a eles destinados.
Abstract: The present study analyzed the students perceptions of IFAM Campus Maués and family farmers about the access and reach of public policies for family farmers in the municipality of Maués, State of Amazonas. Aiming to check the effects of application of Pedagogical Workshop in the assimilation of knowledge of students of Technical Course in Agriculture of IFAM Campus Maués related in offer and access to public policies on family farming, and the perception of farmers on public policies for family agriculture in the municipality of Maués / AM. It used an extensive range of information from authors who developed studies and research in the public policy field and authors who developed studies on the family agriculture and also laws that discuss about the referred issues in Brazil. The research for being focused on education was carried out at two different moments: a group of students of the 1st year of Technical Course in Agriculture of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazon - IFAM Campus Maués and a group of family farmers. Students were submitted a Pedagogical Workshop where were assessed through observation and questionnaires, on the Likert scale model, the results were statistically analyzed by Tukey averages, with 5% of significance level. The study with family farmers we used research tools based on the use of questionnaires and interviews that involved a group with several farmers selected randomly. The results indicate to the following framework: the students IFAM Campus Maués recognize that there is a offer of public policies, but that the farmers do not have access, requiring the Institute stands out as protagonist to become the interlocutor between public policies and family farmers; family farmers recognize the existence of offer of public policies, but allege that the misinformation, documentation requirements (of the farmer and the land they occupy) and the own culture of non-access the institutions for fear of losing their property, contribute to the precariousness of access to these benefits. It concludes, therefore, that there is an urgent necessity of insert of the IFAM Campus Maués in pockets, in the riverside communities and among family farmers as an inducer and guiding, clarifying and politicizing the farmers; on the other hand, the public power and promotion institutions of family farming that enable, in fact, the access of farmers to the benefits and programs intended to them.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12943
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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