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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas Educativas na Utilização de Herbicidas na abacaxicultura
Otros títulos: Project Educational practices in the use of herbicides in pineapple farming
Autor: Fontenele, Laryany Farias Vieira
Orientador(a): Zaú, André Scarambone
Primeiro coorientador: Deus, Deise Amaral de
Primeiro membro da banca: Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Segundo membro da banca: Pedrini, Alexandre de Gusmão
Palabras clave: Environment,;Teaching-Learning;Interdisciplinarity;Environmental Conservation;Meio Ambiente, ,,;Ensino-Aprendizagem;Interdisciplinaridade;Conservação Ambiental
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 6-jul-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: FONTENELE, Laryany Farias Vieira. Práticas Educativas na Utilização de Herbicidas na abacaxicultura. 2017. [81 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumen: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação do Pará – IFPA, Campus Conceição do Araguaia, com trinta estudantes, sendo quinze do curso de Gestão Ambiental e quinze do curso de Agronomia, com início no ano letivo de 2015. O objetivo principal foi desenvolver e avaliar práticas educativas sobre o uso racional de herbicidas na abacaxicultura, cultura de destaque do município em estudo. Acreditamos que o currículo escolar agrícola deve proporcionar a formação dos discentes em três dimensões básicas: a da produção de alimentos de forma sustentável; a fixação do homem no campo e a conservação e recuperação ambiental. Utilizamos uma metodologia de pesquisa quali-quantitativa, culminando com a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 30 questionários inicialmente separando os grupos participantes e não participantes; 30 questionários com os produtores rurais de abacaxi e 30 questionários na etapa final de projeto, com o grupo de estudantes participantes. Para avaliação das questões aplicadas aos discentes, foram realizados pré-teste e pós-testes. Para análise qualitativa foram aplicados mapas conceituais com os agricultores, como ferramenta de ensino e aprendizagem. Essa prática pedagógica visou favorecer o desenvolvimento da autonomia dos educandos e o relacionamento de conhecimentos prévios com aqueles apreendidos. Na análise quantitativa foram utilizados testes paramétricos (ANOVA e Teste de Tukey) e não paramétricos (Kruskal-Wallis e Teste de Dunn). Ao final da proposta metodológica foi realizada uma exposição de embalagens vazias de agrotóxicos, como forma de sensibilizar a comunidade discente sobre o potencial de danos ambientais e para a saúde de moradores da região
Abstract: This research was carried out at the Federal Institute of Education of Pará - IFPA, Conceição do Araguaia Campus, with thirty students, fifteen of them are students from the Environmental Management course and the other fifteen are students from the Agronomy course, starting in the academic year 2015.The main objective was to develop and evaluate educational practices on the rational use of herbicides in pineapple farming, culture of a highlight of the municipality under study. We believe that the agricultural school curriculum should provide the training of students in three basic dimensions: food production in a sustainable way; fixing of man in the field; conservation and environmental recovery. We used a qualitative-quantitative research methodology, culminating in the application of questionnaires with open and closed questions. 30 questionnaires were applied, initially separating the participating and non-participating groups; 30 questionnaires with rural pineapple producers and 30 questionnaires, in the final project stage, with the group of participating students. For the evaluation of the questions applied to the students, pre-tests and post-tests were performed. For qualitative analysis, conceptual maps to farmers were applied as a teaching and learning tool. This pedagogical practice aimed to favor the development of the students’ autonomy and the relationship of previous knowledge with those seized. In the quantitative analysis, parametric (ANOVA and Tukey’s Test) and non-parametric tests (Kruskal-Wallis and Dunn’s Test) were used. At the end of the methodological proposal an exhibition of empty containers of agrochemicals was carried out, in order to sensitize the student community about the potential of environmental damages and the health of residents of the region.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12950
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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