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Tipo do documento: Dissertação
Título: O potencial da área de livre comércio do município de Tabatinga-AM na cadeia produtiva do pescado e sua importância na formação técnica em administração
Otros títulos: The potential of the free trade area of Tabatinga- AM municipality in the fish sector and its importance in technical training in administration
Autor: Carneiro, Eltton Ricardo de Lima
Orientador(a): Gregório, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Gregório, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Guimarães, Fabiano Waldez Silva
Terceiro membro da banca: Abreu, João Batista Rodrigues de
Palabras clave: Management;Technical Training;Regional Development;Administração;Capacitação Técnica;Desenvolvimento Regional
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-jun-2016
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: CARNEIRO, Eltton Ricardo de Lima. O potencial da área de livre comércio do município de Tabatinga-AM na cadeia produtiva do pescado e sua importância na formação técnica em administração. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.
Resumen: Esta pesquisa abordou a legislação existente em torno da Área de Livre Comércio do município de Tabatinga - (ALCT) que está localizado no extremo oeste do Estado do Amazonas, área de tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru, investigando sua importância na formação Técnica do aluno em Administração considerando a finalidade da ALCT de promover o desenvolvimento do extremo oeste do estado do Amazonas. O estudo delimitou a abordagem da legislação ao incentivo fiscal direcionado à pesca, a partir do entendimento da potencialidade do peixe na região devido ao grande volume comercializado e sua destinação ao mercado internacional, Letícia - Colômbia. Na crença de ser a educação o caminho para as mudanças positivas, principalmente no cenário regional do estudo, discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Tabatinga foram convidados a participarem voluntariamente da pesquisa, através da metodologia de Oficina Pedagógica, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem. Foram aplicadas técnicas de coletas de dados de observação, questionários e entrevistas. Resultados da escala psicométrica (Likert) apontam aprendizagem satisfatória dos participantes, alunos que não conheciam ou tinham pouco conhecimento do tema abordado inicialmente apresentaram média geral de 3,79, entretanto após estudos passaram para média geral de 4,64 pontos. Os participantes indicam, na visão deles, a importância de se preparem para este segmento do mercado estudando a Área de Livre Comércio e assuntos correlatos, a fim de estarem aptos a explorarem os incentivos legais em benefício da região. Pescadores com anos de experiência em sua prática profissional foram entrevistados e demostraram a insignificância que a Área de Livre Comércio de Tabatinga exerce em sua profissão, apesar da previsão legal de incentivo ao segmento, demonstrando claramente a necessidade de profissionais técnicos com conhecimentos específicos do assunto. Propomos que o estudo da Área de Livre Comércio no Campus Tabatinga representa real potencial para desenvolver futuros técnicos profissionais capacitados para explorarem os incentivos da legislação e as potencialidades locais, a fim de atingirem a finalidade de promover o desenvolvimento do extremo oeste do estado do Amazonas.
Abstract: This research addressed the existing legislation around the Free Trade Area of Tabatinga city of Commerce - (ALCT) which is located at the western end of the state of Amazonas, tri-border area of Brazil, Colombia and Peru, investigating its importance in the formation Technical student Administration considering the purpose of ALCT to promote the development of the western end of the state of Amazonas. The authors examine the approach to legislation to tax incentives directed to fishing, from the understanding of the fish potential in the region due to the large volume sold and their allocation to the international market, Leticia - Colombia. In the belief of being the education the way for positive changes, especially in the regional study scenario, students of the Federal Institute of Education, Science and Amazon Technology - IFAM Campus Tabatinga were invited to voluntarily participate in the study, through the Pedagogical Workshop methodology collaborating with the teaching-learning process. observation techniques of data collection, questionnaires and interviews were applied. Results of psychometric scale (Likert) indicate satisfactory learning of the participants, students who did not know or had not discussed topic of knowledge initially showed overall average of 3.79, however after studies began to overall average of 4.64 points. Participants indicate, in their view, the importance of prepare for this market segment studying the Free Trade Area and related matters, in order to be able to exploit legal incentives for the benefit of the region. Fishermen with years of experience in their professional practice were interviewed and demonstrated the meaninglessness that the Free Trade Area of Tabatinga Trade carries in his profession, despite the legal provision to encourage the segment, clearly demonstrating the need for technical professionals with specific knowledge of the subject. We propose that the study of the Free Trade Area of the Campus Tabatinga is real potential to develop professional future technicians able to exploit incentives legislation and local potential in order to achieve the purpose of promoting the development of the western end of the state of Amazonas.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12954
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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